Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23 | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23

Abertura acontece durante a realização da Feira Paraná, quando sede do Executivo estadual será transferida para Ponta Grossa.

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Abertura acontece durante a realização da Feira Paraná, quando sede do Executivo estadual será transferida para Ponta Grossa.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa agendou para o dia 23 de outubro a entrega das obras na região do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, com a presença do governador do Estado, Ratinho Junior (PSD). Com a entrega, o Conselho de Desenvolvimento do Parque Eco Tecnológico (Condeparque) poderá iniciar o encaminhamento da análise de protocolos de intenções para o uso de áreas no local.

No mês de setembro, a Câmara revogou a lei de doação de áreas no Parque Ecotecnológico, permitindo com que as empresas e entidades de inovação e tecnologia interessadas em se instalar no local possam requerer um espaço. Com a entrega das obras, que incluem pavimentação e projeto de iluminação, além das áreas já doadas para uso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e para o Instituto Federal do Paraná (IFPR), as atividades no parque começam a ser definidas – o espaço que contempla as três entidades formam o projeto ‘Cidade do Conhecimento’.

O Parque Ecotecnológico funcionará em uma área de 736 mil m², destas, 351 mil² destinados para a instalação de incubadoras tecnológicas em um único espaço, permitindo com que setores de tecnologia e pesquisa atuem resultando em novos investimentos no município e geração de empregos. A inauguração do Parque Ecotecnológico acontece durante a realização da Feira Paraná/Efapi, período em que Ponta Grossa será por três dias capital do Estado, com a transferência temporária da sede do Executivo para os Campos Gerais.

A criação do espaço foi importante, além da parte de inovação, para a atração de investimentos. Durante o anúncio da chegada da montadora Tatra Motors a Ponta Grossa, o prefeito Marcelo Rangel confirmou que a consolidação do Parque Ecotecnológico foi fundamental para que a empresa tcheca escolhesse o município para se instalar. A Tatra deve contar com uma unidade de inovação, onde atuará com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Iniciativa fortalece ecossistema de inovação

No mês de agosto, Marcelo Rangel recebeu lideranças estaduais em Ponta Grossa para credenciar o espaço local no Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), iniciativa que tem por objetivo fortalecer o ecossistema de inovação regional. Em um levantamento inicial realizado pelo grupo de trabalho, foram identificados 18 parques da modalidade em diversas fases de maturidade. De acordo com o secretário executivo do Separtec, José Maurino Martins, no Paraná existem muitos ativos desenvolvendo tecnologia, mas que se encontram dispersos. “A ideia é criar um ambiente favorável para inovação e desenvolvimento no Estado a partir da conexão entre os parques tecnológicos, as pessoas e as iniciativas”, afirmou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE