Pesquisadores da UEPG recebem moção de aplauso | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisadores da UEPG recebem moção de aplauso

A homenagem é referente às pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição

pesquisadores do LABMOM publicaram um impactante artigo científico para o futuro da agricultura brasileira na revista Plant and Soil
pesquisadores do LABMOM publicaram um impactante artigo científico para o futuro da agricultura brasileira na revista Plant and Soil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A homenagem é referente às pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição

Os pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular Microbiana (LABMOM ) da UEPG receberam nesta quarta-feira (21), moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A homenagem é em agradecimento às pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição. No local, são realizadas pesquisas que visam, principalmente, desenvolver alternativas biotecnológicas para o aumento da produtividade na agricultura.

Recentemente, os pesquisadores do LABMOM publicaram um impactante artigo científico para o futuro da agricultura brasileira na revista Plant and Soil, periódico internacional de Agronomia. A pesquisa desenvolvida em parceria com pesquisadores da UFPR, UEL e UNIOESTE, foi publicada em inglês e seria traduzida como: “A estirpe excretora de amônio Azospirillum brasilense HM053: um novo inoculante para o milho”.

No artigo os pesquisadores apresentam a bactéria fixadora de nitrogênio, Azospirillum brasilense HM053, como um novo biofertilizante para a cultura de gramíneas. A utilização dessa nova biotecnologia na agricultura deverá gerar mais de 1 bilhão de dólares por ano de economia. Segundo Prof. Dr. Rafael M. Etto, “essa nova estirpe de bactéria trará benefícios não só para a indústria produtora de inoculantes, mas principalmente para o agricultor, que terá maior produtividade com menor custo, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio nos Campos Gerais e no Brasil”, afirma.

Conforme explica o professor, “além do agricultor e da indústria, essa biotecnologia trará também muitos benefícios ao meio ambiente. Reduzirá a contaminação de rios e a emissão de gases do efeito estufa oriundas do fertilizante nitrogenado aplicado na agricultura”, complementa. Por reconhecer a importância da agricultura para a economia nacional e para a erradicação da fome no planeta, os pesquisadores do LABMOM se dedicam ao desenvolvimento de biotecnologias que permitam o aumento da produtividade agrícola e a redução de danos ao meio ambiente.

O LABMOM é um laboratório de pesquisa, ensino e extensão, coordenado pela Profa. Dra. Carolina W. Galvão e pelo Prof. Dr. Rafael M. Etto. Em apenas 11 anos de existência, as pesquisas realizadas no local já geraram diversos artigos internacionais, livro, capitulo de livro, 8 patentes e 7 prêmios em eventos científicos nacionais e internacionais.

O LABMOM permite o estágio de estudantes de mais de 10 cursos de graduação e fornece infraestrutura e auxilia na pesquisa de 10 Programas de Mestrado e Doutorado da UEPG. Possui parceria científica com mais de 25 institutos de pesquisas nacionais e internacionais e está credenciado na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE