Professores cobram novo calendário acadêmico da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Professores cobram novo calendário acadêmico da UEPG

<span style="color: rgb(51, 51, 51);">Calendário foi suspenso em&nbsp;</span>9 de julho e retomado no dia 25 do mesmo mês

Professores de sete Universidades Estaduais estão em greve desde o dia 27 de junho
Professores de sete Universidades Estaduais estão em greve desde o dia 27 de junho -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Calendário foi suspenso em 9 de julho e retomado no dia 25 do mesmo mês

O término da suspensão do calendário universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aprovado pelo Conselho Universitário (CoU) na reunião em 25/07, provocou uma série de dúvidas e incertezas quanto à situação e funcionamento do ensino aos estudantes, professores e servidores. A diretoria do Sindicato dos Docentes (Sinduepg/Andes) espera, que nos próximos dias, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) esclareça a confusão gerada com a sequência de notas, diante da ausência de um calendário unificado, e frente à manutenção da greve aprovada em assembleia geral pelos Professores em 24/07. 

As dúvidas, que preocupam estudantes e professores, decorrem de uma sequência de comunicados divulgados pela ProGrad, após a decisão do Conselho Universitário. Na quinta-feira (25/07), a ProGrad expediu nota com pedido aos professores para que, tão logo sejam retomados os calendários, lancem avaliações e atividades no sistema da instituição. Não esclareceu, no entanto, como ficam os dias em que o calendário ficou suspenso pela Universidade e tampouco explicou a situação da greve, aprovada em assembleia docente, e que a mesma reitoria assegura respeitar o direito de paralisação dos trabalhadores.

Na noite da sexta-feira (26/07), embora feriado em Ponta Grossa, a ProGrad divulgou outro comunicado, no portal da UEPG, como “esclarecimento sobre a reabertura dos calendários e aulas na segunda (29)”, em que afirma que a retomada “depende da adesão ou não de cada professor à greve”. E, em seguida, diz que “para saber se haverá aula, o estudante deve entrar em contato diretamente com o professor”.

Causa estranheza tal orientação, uma vez que a decisão pela greve nas sete universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP) tem aprovação legal de assembleia geral de professores, a partir de entidades sindicais reconhecidas. "Estabelecer que cada professor deve comunicar os estudantes, gera embaraço generalizado e cria um clima de supostas escolhas isoladas, como se os problemas que levaram à greve – reposição das perdas salariais de 17,04%, realização de concurso público docente, dentre outros pontos – fossem individuais e não coletivos, que afetam todas as universidades”, explica o assessor jurídico do Sinduepg, Paulo Eduardo Rodrigues. 

“É preciso que a administração da UEPG esclareça, efetivamente, a situação que gerou muita dúvida e questionamento, inclusive porque acreditamos que a reitoria respeita o direito de greve dos professores”, diz o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli. A expectativa da diretoria do Sinduepg é de que a administração da Universidade realize nova reunião do Conselho Universitário para aprovar novo calendário, que foi suspenso em 9 de julho com efeito retroativo a 27 de junho, e retomado em 25/07/2019, porém sem considerar o tempo de suspensão e tampouco o fato de que os professores da UEPG mantêm a greve, da mesma forma que os docentes das demais universidades estaduais do Paraná.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE