Edmauro Assunção destaca uso de tecnologia aliada à segurança | aRede
PUBLICIDADE

Edmauro Assunção destaca uso de tecnologia aliada à segurança

<b>Novo comandante do 4º CRPM acredita que forças de segurança devem ficar cada vez mais próximas de conceitos inovadores para ampliar o trabalho preventivo e repressivo.</b>

Novo comandante do 4º CRPM acredita que forças de segurança devem ficar cada vez mais próximas de conceitos inovadores
Novo comandante do 4º CRPM acredita que forças de segurança devem ficar cada vez mais próximas de conceitos inovadores -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novo comandante do 4º CRPM acredita que forças de segurança devem ficar cada vez mais próximas de conceitos inovadores para ampliar o trabalho preventivo e repressivo.

Os serviços tecnológicos devem estar cada vez mais presentes dentro das corporações de segurança pública do Paraná. É o que espera o novo comandante do 4º Comando Regional do Paraná (CRPM), tenente-coronel Edmauro Assunção. Ele assume oficialmente o posto deixado pelo tenente-coronel Valdir Tedeski na próxima quinta-feira (1), em cerimônia no 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Ponta Grossa.

Em entrevista ao portal aRede nesta segunda-feira (29), Assunção afirmou que a Polícia Militar pode ser tornar mais ágil e moderna com a utilização de tecnologias e meios de inovação. “Aquele policiamento de proximidade, onde o policial militar chegava até o cidadão, muitas vezes fica limitado em alguns momentos. Penso que a tecnologia trabalha em prol da segurança pública”, disse.

O tenente-coronel ainda revelou que o app ‘190’, já em funcionamento na região metropolitana de Curitiba, deverá se expandir para o interior do Estado em breve. O sistema permite que a população acione a Polícia Militar através do celular, seja para informar um crime ou para pedir apoio em alguma situação. “Todo mundo poderá fazer uma denúncia pelo aparelho [smartphone]. Chama viatura, se comunica, fotografa suspeitos, filma situações de crime e manda através das mídias para a Polícia Militar. É um ponto importante para a facilitação do trabalho”, afirmou.

Para o comandante, a tecnologia também poderá ser útil, muito em breve, em situações preventivas, principalmente com o advento de impressões faciais aliadas às câmeras. “Acredito que tenha muito a evoluir, com impressão digital e facial, para que possamos fazer a prevenção para que o crime não ocorra”, destaca. Assunção ainda reforça a importância da utilização de aparelhos de monitoramento, principalmente em situações com um grande aglomerado de pessoas e em pontos estratégicos – como na saída das cidades, por exemplo.

“Quando recebemos uma ligação, o policial militar que vai despachar a viatura tem condição de visualizar através da imagem tudo o que está acontecendo. O monitoramento com câmeras tem se mostrado muito importante. Um exemplo é em Ponta Grossa, onde tínhamos alguns problemas de usuários de entorpecentes no Parque Ambiental e, a partir do momento que foram instaladas câmeras, eles acabaram deixando o lugar”, exemplificou.

Viaturas contam com rastreamento estratégico

Em relação às atividades já existentes com o apoio da tecnologia, Assunção destaca o rastreamento de viaturas. “O despachante consegue visualizar cada uma e consegue acionar a mais próxima do local de atendimento. Isso dinamiza o nosso trabalho e diminui o tempo de chegada em locais de crime, por exemplo. Acredito que a tecnologia seja muito importante nestes aspectos”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE