Clube de leitura divulga programação do 2º semestre | aRede
PUBLICIDADE

Clube de leitura divulga programação do 2º semestre

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">A seleção de títulos do Clube&nbsp;de&nbsp;Leitura&nbsp;Companhia das Letras</span><span style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: inherit;">&nbsp;esbanja diversidade, inclui desde romance vencedor do Jabuti em 2019 a contos publicados há 70 anos pelo argentino Jorge Luis Borges</span>

As atividades acontecem aos sábados das 10 horas ao meio-dia, na Verbo Livraria
As atividades acontecem aos sábados das 10 horas ao meio-dia, na Verbo Livraria -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A seleção de títulos do clube de Leitura Companhia das Letras esbanja diversidade, inclui desde romance vencedor do Jabuti em 2019 a contos publicados há 70 anos pelo argentino Jorge Luis Borges

O Clube de Leitura Companhia das Letras de Ponta Grossa, coordenado pelo professor de Jornalismo da UEPG e jornalista Ben-Hur Demeneck, divulga sua programação de encontros mensais entre agosto e dezembro. Ela começa no dia 10 de agosto com uma conversa sobre “O corvo”, poema de Edgar Allan Poe.As atividades acontecem sempre em sábados das 10 horas ao meio-dia na Verbo Livraria - Avenida Vicente Machado, 779, a uma quadra da “praça dos Polacos”. Recomenda-se a cada interessado a leitura integral do livro do mês para poder interagir com os demais participantes, uma vez que se trata de um bate-papo e não de uma palestra. A atividade cultural é gratuita.

Em agosto, o grupo cultural alcança a marca de 40 encontros mensais. Segundo Ben-Hur Demeneck, a escolha da edição de “O Corvo” para a data permite aos leitores comparar versões de Fernando Pessoa e Machado de Assis para o poema de Edgar Allan Poe, além de debaterem porque porque Poe transcendeu as fronteiras da literatura e ganhou apelo pop.“Até em um bar de Ponta Grossa um boêmio poderá encontrar um retrato de Edgar Allan Poe dependurado atrás do balcão; Edgar Allan Poe, depois de virar referência incontornável de contos, especialmente os policiais e de terror, ele se tornou um ícone pop”, comenta Demeneck.

O organizador lembra que, devido às férias escolares de julho, haverá dois encontros em agosto. O segundo deles será no dia 31 com “Antenas da Floresta”.A seleção do segundo semestre inclui dois autores latino-americanos clássicos (Mario Vargas Llosa e Jorge Luis Borges), um livro-reportagem sobre a saga das TVs na Amazônia, uma carta de amor que virou livro (ou será o contrário?) e romance de Carol Bensimon, ganhadora do prêmio Jabuti 2018. Confira as datas, os nomes dos livros e sinopses no quadro anexo à matéria.

Calendário do Segundo Semestre

Encontros mensais aos sábados, das 10 h ao meio-dia na Verbo Livraria (Avenida Vicente Machado, 779).

10 de agosto
O corvo, de Edgar Allan Poe – O poema mais assustador da literatura ocidental e as traduções de Fernando Pessoa e Machado de Assis. Se o leitor optar pela edição da Companhia das Letras, ela inclui análises feitas pelo poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto e três textos fundamentais de Poe sobre poesia.

31 de agosto
Antenas da Floresta: a saga das TVs da Amazônia, de Elvira Lobato – o livro-reportagem da premiada jornalista apresenta uma faceta surpreendente e fascinante do Brasil ao contar a história de algumas dezenas de pessoas que, praticamente no anonimato, dão uma rasteira nas grandes emissoras de TV do país.

28 de setembro
O Aleph, de Jorge Luis Borges – um dos pontos culminantes da ficção de Borges reúne motivos como o tempo, o infinito, a imortalidade e a perplexidade metafísica sem jamais se perderem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe e são capazes de sondar o processo histórico argentino.

26 de outubro
O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon – Romance ganhador do prêmio Jabuti de 2018. Ambientado na Califórnia e tendo como pano de fundo a descriminalização da maconha. O personagem principal é Arthur, jovem professor brasileiro que busca recomeçar a vida depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre.

23 de novembro
Carta a D., de André Gorz – Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo. Este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas, conforme indica seu início: “Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.”

7 de dezembro
Conversa no Catedral, de Mario Vargas Llosa – Publicado originalmente em 1969, este é um dos livros mais importantes do autor Prêmio Nobel Vargas Llosa e um dos romances mais poderosos da ficção latino-americana na segunda metade do século XX. Reunidos no bar Catedral, dois amigos relembram fragmentos de suas vidas e recompõem o panorama político peruano nos anos 1950

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE