PG tem mais de 6,6 mil inscritos no Enem 2019 | aRede
PUBLICIDADE

PG tem mais de 6,6 mil inscritos no Enem 2019

Neste ano são 5.095.382 inscritos em todo o país. Paraná tem 211.308 inscritos e provas em 88 cidades 

59,5% dos candidatos que realizarão a prova do Enem são mulheres, 46,4%  dos candidatos se autodeclaram pardos e 2,7% pretos
59,5% dos candidatos que realizarão a prova do Enem são mulheres, 46,4% dos candidatos se autodeclaram pardos e 2,7% pretos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste ano são 5.095.382 inscritos em todo o país. Paraná tem 211.308 inscritos e provas em 88 cidades 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue preparando a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. A edição deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país. Desses, 211.308 são do estado do Paraná. Em Ponta Grossa são mais de 6,6 mil inscritos.

O Inep divulgou nessa terça-feira (16) o levantamento do perfil dos candidatos do Enem 2019, feito a partir dos dados das inscrições. Assim como nos anos anteriores, a maioria dos candidatos é mulher e representam 59,5% do total de inscritos. Os dados também mostraram que 46,4% se autodeclaram pardos, seguido de 36% brancos, 12,7% pretos, 2,3% amarelos e 0,6% indígenas. 

Embora o exame seja voltado principalmente a quem está concluindo o Ensino Médio, o Inep também chamou a atenção para o percentual de pessoas com mais de 30 anos que farão a prova: eles representam 11,6% do total. Além disso, há também aqueles na faixa etária menor do que a esperada, os treineiros. Eles equivalem a 12,1% dos inscritos e geralmente fazem a prova para testar os conhecimentos e começar a treinar para os anos seguintes. O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, seguido por Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. 

A prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.

No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.

Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.

Dona de casa quer fazer Psicologia

A dona de casa Célia do Rossio Martins Schrader, de 54 anos, é uma das candidatas do Enem deste ano. Ela mora em Ponta Grossa e explica que a vontade de estudar surgiu após o falecimento de sua filha em 2017, que tinha microcefalia. Célia tentará se inscrever no ProUni para cursar Psicologia. “Tenho que tomar um rumo na minha vida, e como estou há anos sem trabalhar, preciso estudar. Quero e preciso fazer a diferença” declara. Schrader participou do Cursinho da Imaculada Conceição e estuda alguns conteúdos individualmente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE