HU-UEPG registrou cerca de 7500 nascimentos em três anos | aRede
PUBLICIDADE

HU-UEPG registrou cerca de 7500 nascimentos em três anos

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Maternidade conta com 41 leitos, e a construção da nova ala, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos.&nbsp;</span>

Maternidade conta com 41 leitos, e a construção da nova ala, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos.
Maternidade conta com 41 leitos, e a construção da nova ala, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Maternidade conta com 41 leitos, e a construção da nova ala, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos. 

Há três anos, a maternidade do Hospital Universitário da UEPG atende às gestantes de Ponta Grossa e região. A maternidade conta com 41 leitos, e a construção da nova ala, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos. Desde o início das atividades, em julho de 2016, foram cerca de 7500 nascimentos, e atualmente são realizados aproximadamente 8 partos por dia.

A enfermeira obstetra Regiane Hoeldtke, coordenadora da Maternidade e Clínica Obstétrica, conta que a evolução do setor foi grande, nestes três anos: “Quando iniciamos os atendimentos, tivemos 15 dias para montar o serviço e treinar a equipe. Hoje, 99% das enfermeiras que atendem a este setor são especialistas em enfermagem obstetrícia, e temos uma residência específica nesta área”.

A Diretora do HU-UEPG, Tatiana Menezes Cordeiro, conta que a inauguração da maternidade veio como resposta a uma demanda das gestantes da região e avalia de forma positiva os atendimentos realizados nestes três anos. “A Maternidade atua de forma bastante eficiente, seja no volume de atendimentos, já que atendemos a vários municípios da Regional de Saúde, seja na qualidade do atendimento”, destaca. Tatiana ressalta ainda o impacto deste atendimento na saúde da região e na vida das pacientes, além das taxas muito baixas de mortalidade materno-infantil.

Segundo Regiane, a orientação da equipe proporciona um nascimento humanizado e de qualidade, respeitando a vontade da paciente. “No pós-parto, a equipe trabalha ainda com a humanização da amamentação, o que é um diferencial”, complementa.

“A Maternidade do HU entrou em funcionamento para suprir uma necessidade dos Campos Gerais, que era de ter um espaço público onde as mães e bebês fossem atendidos com qualidade, carinho e humanização”, conta o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG. Ele ressalta a dedicação da equipe de obstetras e enfermagem, o treinamento constante e a residência em Enfermagem Obstétrica, inovadora na região dos Campos Gerais.

Como aponta Everson, os indicadores de parto normal do HU são semelhantes aos de países de primeiro mundo. Dos cerca de 3000 partos realizados por ano no HU-UEPG, mais de 70% são partos normais. O baixo índice de cesáreas vem na contramão da média brasileira, que é a segunda maior do mundo: no país, 44% dos partos são cesáreas. Em alguns hospitais, este índice chega a 90%.

O Hospital Universitário possui a única maternidade da região que atende risco habitual e risco intermediário, obedecendo à classificação do programa Rede Mãe Paranaense. Além do Centro Obstétrico e da Maternidade, o HU conta ainda com um berçário para acolher as crianças que não possam ficar junto às mães nos quartos por indicação clínica, e 12 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, para as crianças que necessitam de tratamento intensivo.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE