HU realiza treinamento de primeiros socorros no CAIC | aRede
PUBLICIDADE

HU realiza treinamento de primeiros socorros no CAIC

<b>A atividade faz parte das atividades do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HU</b>

A atividade faz parte das atividades do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HU
A atividade faz parte das atividades do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HU -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A atividade faz parte das atividades do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HU

Nesta quarta, 29, servidores e funcionários do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) receberam um treinamento de noções de primeiros socorros, ministrado pelas residentes do programa de Urgência e Emergência do Hospital Universitário da UEPG. O treinamento incluiu a massagem cardíaca, procedimentos para desengasgar, estancar sangramentos, cuidados com fraturas, convulsões e outras noções básicas de atendimentos em casos de emergência.

O objetivo do treinamento é capacitar a equipe para atender a emergências de forma imediata, até a chegada de socorro médico apropriado. Atitudes tomadas com rapidez podem salvar vidas e ajudar a reduzir as consequências de acidentes de saúde. As medidas de primeiros socorros, portanto, têm o objetivo de estabilizar a vítima até que esta possa ser atendida por profissionais especializados.

A atividade faz parte das atividades do programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do HU, coordenado pelos professores Everson Krum, vice-reitor da UEPG, e Daniele Brasil. Também participam a Diretora Acadêmica do HU, Luciane Cabral, e a enfermeira Melina Melina Lopes Lima, além da professora Cristina Fadel, do departamento de Odontologia, que coordena o projeto de extensão vinculado a esta atividade.

Segundo Everson, esse é um exemplo de como as residências e o Hospital Universitário contribuem positivamente para a sociedade. "A ida dos Residentes Multiprofissionais em Urgência e Emergência ministrar cursos para a comunidade é mais uma demonstração do impacto social positivo que as residências trouxeram ao Hospital e a população dos Campos Gerais. É o conhecimento sendo compartilhado e expandido em benefício da saúde", destaca.

A atividade atende à Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que exige a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Conhecida como Lei Lucas, a regulamentação foi motivada pelo caso de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar, em Campinas - SP.

A equipe de residentes do HU-UEPG está à disposição para realizar treinamentos nas escolas públicas de Ponta Grossa e região, e nas escolas particulares, de acordo com a demanda.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE