Compagas projeta ampliar fornecimento em PG | aRede
PUBLICIDADE

Compagas projeta ampliar fornecimento em PG

Intenção é ampliar a rede de gás&nbsp;<span style="font-family: inherit;">natural para residências e empresas na região central e bairros</span>

Rede em Ponta Grossa está instalada desde 2000
Rede em Ponta Grossa está instalada desde 2000 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Intenção é ampliar a rede de gás natural para residências e empresas na região central e bairros

Um município com mais de 348 mil habitantes e que está entre as 100 cidades do Brasil com maior valor do Produto Interno Bruto (PIB). É de olho neste mercado que a Companhia Paranaense de Gás - Compagas iniciou uma ação estratégica com o objetivo de ampliar sua atuação na região, visando aumentar a rede de gás natural para atender ao mercado urbano (residencial e comercial) e industrial. "Estamos preparando uma série de levantamentos sobre o potencial energético de Ponta Grossa, considerando a localização dos consumidores, os combustíveis utilizados e sua competitividade frente ao gás natural, para posteriormente avaliarmos a demanda e aumentarmos a rede na região", explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Lamastra ressaltou a Compagas está prestes a completar 20 anos de atuação no município, e que agora há a intenção de fazer no município o que se chama de ‘saturação’ da rede. Há algumas questões de regulamentação que envolvem a Prefeitura, mas há a conversação com o prefeito Marcelo Rangel. “Nós já temos a rede e precisamos utilizar essa rede para maximizar o seu uso. Já estamos desenvolvendo o projeto junto com construtoras e abrindo a previsão para os novos empreendimentos, porque quando a Compagas entra, chega com muito mais competitividade, com preço entre 25% e 30% mais barato que o GLP”, diz. 

Hoje, a rede de distribuição de gás natural possui cerca de 90 quilômetros , que atende 299 unidades domiciliares, dois estabelecimentos comerciais, dois postos de combustível e 22 indústrias, com um volume médio de 1,4 milhões de m³ por mês. "Ponta Grossa recebeu uma série de investimentos importantes e apresentou um crescimento excepcional. E o gás natural pode alavancar o desenvolvimento econômico local", revela Lamastra. A expansão, segundo ele, seria feita em locais por onde a rede já passa, e não a construção de longa quilometragem de novos dutos pelo município. A Compagas também já apresentou projetos a empresas que pretendem se instalar na cidade, para fornecer o gás natural a elas. 

Gás Natural apresenta vantagens

Com uma série de vantagens ambientais e operacionais, o gás natural é um combustível mais seguro e limpo, além de contar com fornecimento contínuo. Para o segmento industrial, o gás natural é utilizado para os mais diversos fins, como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. Entre as vantagens do uso do combustível para o setor estão os benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. Como o gás natural não deixa resíduos, também há uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE