Tatra poderá ocupar antiga estrutura da Monofil | aRede
PUBLICIDADE

Tatra poderá ocupar antiga estrutura da Monofil

Reunião entre representantes da montadora com o Prefeito e o vice-governador ocorreu nesta quarta-feira

Montadora de caminhões deve confirmar investimento em julho
Montadora de caminhões deve confirmar investimento em julho -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reunião entre representantes da montadora com o Prefeito e o vice-governador ocorreu nesta quarta-feira

A Tatra, montadora de caminhões e fabricante chassis para veículos militares, confirmou, nesta quarta-feira (29), o interesse de investir em Ponta Grossa. A comitiva da empresa e dos representantes da República Tcheca, país onde está a sede da empresa, estiveram reunidos com o Prefeito Marcelo Rangel e representantes da prefeitura, além do vice-governador, Darci Piana, na sala de reuniões do gabinete. Os visitantes também fizeram visita a um dos locais que pode receber a fábrica: a edificação que sediava a empresa Monofil, na Avenida Visconde de Mauá. A empresa tem interesse em um lugar grande já construído, para fazer rápidas adaptações e instalações dos equipamentos, para que possa iniciar a produção o quanto antes, possivelmente em janeiro de 2020.

“Nós levamos eles na Monofil. A comitiva tinha oito representantes da empresa, todos bastante técnicos. Eles fizeram diversas fotos e vão levar todos os dados para a fábrica, na República Tcheca”, informa o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro. Ele afirma que essa é uma das opções, mas pode ser que outras sejam avaliadas futuramente. “Eles precisam de um barracão com no mínimo 5 mil metros quadrados e um amplo lugar, um pátio grande”, completou. A Monofil possui uma área construída superior a 12 mil metros quadrados.

“É a primeira vez que recebemos a visita de representantes do país e somos contemplados com notícias tão boas para o crescimento industrial e econômico da nossa cidade. É um dia muito especial para Ponta Grossa”, afirmou o prefeito Marcelo Rangel. De acordo com o deputado Pavel Juricek, presidente da Comissão de Ciência, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados do Parlamento da República Tcheca e um dos membros da comitiva, trata-se de uma investigação e avaliação das condições de instalação e de incentivo das relações comerciais entre o Paraná e o país europeu, realizada em parceria com a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová.

Segundo o diretor do departamento de Desenvolvimento do Comércio da Tatra, Pavel Petrásek, as condições encontradas no município se mostraram favoráveis para a vinda da indústria para a região. “Ficamos surpreendidos e estou seguro que a Tatra tem estrutura para ser recebida em Ponta Grossa e no estado do Paraná”, afirmou.

Diferenciais da cidade foram exaltados

Durante a reunião, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, declarou que o Estado possui interesse que a Tatra se instale na região e reforçou que colocará à disposição da empresa o compromisso e as políticas de incentivo para a concretização. José Loureiro reforçou alguns motivos que atraíram a atenção dos Tchecos. O primeiro foi a proximidade com a DAF, montadora que tem participação na Tatra e fornece peças e componentes, entre eles, os motores. “Outros pontos citados foram a proximidade com Paranaguá, para importar peças e exportar veículos para o Mercosul, e a mão de obra qualificada e mais barata que as capitais”, acrescentou Loureiro.

Confirmação

Com todas as informações obtidas, e a garantia das vantagens dos programas de benefícios do município e do estado (Prodesi e Paraná Competitivo), agora a confirmação depende apenas do ‘Ok’ do conselho da Tatra, cuja reunião acontece no mês de junho. “Aprovando na reunião, eles provavelmente voltam em julho para assinar o termo de compromisso e confirmar a instalação”, conclui Loureiro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE