Rota da Cerveja será lançada na próxima semana | aRede
PUBLICIDADE

Rota da Cerveja será lançada na próxima semana

Projeto foi desenvolvido pela Associação das Microcervejarias&nbsp;<span style="font-family: inherit;">e tem apoio do Sebrae e Prefeitura. Objetivo é desenvolver o turismo local e a cultura cervejeira</span>

Produto turístico irá propiciar uma ‘imersão’ no mundo cervejeiro local
Produto turístico irá propiciar uma ‘imersão’ no mundo cervejeiro local -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto foi desenvolvido pela Associação das Microcervejarias e tem apoio do Sebrae e Prefeitura. Objetivo é desenvolver o turismo local e a cultura cervejeira

Será oficialmente lançada na próxima semana, em Ponta Grossa, a ‘Rota da Cerveja’. Trata-se de um projeto de ‘imersão’ no mundo cervejeiro do município, para quem quer não apenas degustar os sabores de cada empresa e conhecer as peculiaridades de cada microcervejaria, mas ter, de fato, uma experiência turística cultural completa. A rota é da Associação das Microcervejarias dos Campos Gerais, projeto que tem o apoio da prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e do Sebrae Regional Campos Gerais. Mais detalhes serão revelados somente no lançamento em si, que está pré-agendado para quarta-feira (22). 

Como explica Edgar Hampf, secretário de Turismo, o principal objetivo com a rota é fomentar esse setor da economia local ao desenvolver um novo produto turístico. “As microcervejarias estão experimentando um período ótimo, mas não queremos estimular as pessoas somente a beberem cerveja, mas visitar, ter o acompanhamento, conhecimento, enfim, uma experiência turística, e com isso agregar valor a todo o processo”, esclarece o secretário. Esse novo produto, informa Hampf, atende também uma demanda crescente no turismo: o de experiências e o gastronômico.

Nádia Joboji, consultora do Sebrae, lembra o grande potencial cervejeiro da cidade, especialmente pela história (são mais de 120 anos de produção cervejeira na cidade) e tecnologia empregada. Ela afirma que o Sebrae contribuiu com a articulação, junto à Associação, para formatar a rota. Essa preparação envolveu viagem técnica com os empresários para Santa Catarina, em oito cervejarias que recebem turistas. “Auxiliamos na formatação do produto, na melhoria para receber o turista do ponto de vista do cliente. Ponta Grossa é um polo cervejeiro do Brasil e temos um produto turístico muito forte. Há muito potencial”, acrescenta.

Já o presidente da Associação das Microcervejarias, Ricardo Carvalho, ressalta a importância de ter uma rota como essa, que será uma das pioneiras no Sul do Brasil, que fará crescer as empresas. Embora ele explique que haja um movimento de criação de roteiros turísticos do gênero, há poucas funcionando na prática, e com isso Ponta Grossa sai à frente de outras cidades. “Ao abrir as portas das fábricas, estamos oportunizando o turismo não apenas para a região, mas o Paraná e o Brasil. E será a oportunidade da população conhecer a estrutura de uma cervejaria junto aos mestres-cervejeiros, com a degustação, que é diferente em cada local: cada mestre tem uma escola diferente de cerveja, então serão experiências diferentes em cada fábrica”, conclui.

Detalhes serão divulgados dia 22

O projeto consistirá da compra de um ‘pacote’, em que os compradores são apanhados em um local marcado e ele serão levados até as empresas, onde terão o conhecimento sobre o processo produtivo e poderão degustar a bebida. Participarão da rota sete cervejarias, através de cinco unidades fabris (duas das microcervejarias são ‘ciganas’; ou seja, não têm a fábrica, mas terceirizam a produção). A rota em si, os valores, datas, horários e outros detalhes serão informados apenas no lançamento oficial, quando será iniciada a venda dos ‘ingressos’ para a rota. Um site a um aplicativo passam pelos ajustes finais para serem lançados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE