HU amplia atendimento para exames de ressonância | aRede
PUBLICIDADE

HU amplia atendimento para exames de ressonância

Mensalmente cerca de 400 solicitações de exames de ressonância magnética são feitas, todas através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Atendimento passa a ser realizado também aos domingos
Atendimento passa a ser realizado também aos domingos -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mensalmente cerca de 400 solicitações de exames de ressonância magnética são feitas, todas através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Com o intuito de atender a demanda e proporcionar atendimento rápido, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), anuncia, nesta quarta-feira (16), a ampliação do horário de atendimento de exames de ressonância magnética para pacientes de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. A partir de agora, o setor de imagem do HU passa atender de segunda à sexta-feira até às 23 horas e também aos domingos.

"Iniciamos na semana passada uma experiência com atendimentos para pacientes oriundos da cidade de Castro. Tivemos uma avaliação positiva como resultado. Com isso, nossa ideia é zerar a fila de pedidos deste exame acumulados ao longo dos dois últimos anos", explica Everson Krum, vice-reitor da UEPG. Ele garante ainda que o objetivo também é facilitar a vida de quem trabalha durante o dia e, normalmente, não consegue realizar o exame neste horário.

Mensalmente cerca de 400 solicitações de exames de ressonância magnética são feitas, todas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede particular, o mesmo exame pode custar entre R$ 800 e R$1.500, dependendo da região corporal a ser avaliada. De acordo com a diretora geral do HU, Tatiana Cordeiro, os pedidos são realizados através de solicitação médica. "Habitualmente, quem pede este exame é o médico especialista que atende em uma Unidade Básica de Saúde ou hospital de referência. Nós oferecemos as vagas e a Regional de Saúde distribui estas vagas para os municípios", explica.

Ponta Grossa, por ser o município com maior número de habitantes - quase 350 mil segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2018 -, acaba sendo também líder no número de pedidos para o exame, em sua maioria destinado ao público adulto. Conforme a biomédica, Priscila Endler Pontarollo, que integra a equipe responsável juntamente com outras duas biomédicas e uma enfermeira, pelo fato de o HU ser considerado um hospital referência em Ortopedia, a maior demanda é por exames de ressonância músculo-esquelética.

“Outros exames também solicitados com frequência são de crânio e coluna lombar”, complementa. Mas o diferencial, de acordo com a profissional de saúde, são os exames de ressonância fetal, que identificam possível má formação ou patologias encefálicas do feto, e o atendimento especializado para mamografia. “Logo teremos exame com sedação, que vai atender tanto crianças como pacientes com transtornos psiquiátricos e neurológicos, assim como pessoas com claustrofobia ou que apresentem dificuldade em permanecer parado e/ou em ambientes fechados. Mais tarde, visamos trazer a ressonância cardíaca também”, acena a biomédica.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE