Confira a Coluna RC deste sábado (13 -11) | aRede
PUBLICIDADE

Confira a Coluna RC deste sábado (13 -11)

Jaciara Mello é uma mulher arrebatadora. Mãe solo de duas lindas meninas, jornalista, escritora e mentora ela se engajou no movimento político para representar a mulher e as pautas femininas esquecidas pelas lideranças políticas
Jaciara Mello é uma mulher arrebatadora. Mãe solo de duas lindas meninas, jornalista, escritora e mentora ela se engajou no movimento político para representar a mulher e as pautas femininas esquecidas pelas lideranças políticas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

RC ENTREVISTA

JACIARA MELLO

Jaciara Mello é uma mulher arrebatadora. Mãe solo de duas lindas meninas, jornalista, escritora e mentora ela se engajou no movimento político para representar a mulher e as pautas femininas esquecidas pelas lideranças políticas. Nesse universo conheceu pessoas, participou de diversas formações e se tornou uma mulher ainda mais sábia e forte. O rótulo de guerreira ela não aceita, mas sabe a importância do seu exemplo como uma mulher que não vê obstáculos quando sua energia de transformação a coloca em movimento. Mas apesar de toda força ela afina a voz para falar com cachorro e chora de vez em quando.  Nossa mulher do mês é apaixonada por comunicação, pagode, bolo de chocolate e gente sincera, não necessariamente nessa ordem. Se não fosse seu desejo louco de mudar o mundo,  segundo ela, seria uma mulher normal. Pelas lentes do fotografo premiado Laertes Soares confira a beleza de Jaciara Mello:

RC - Uma mulher linda, batalhadora e articulada, que ostenta com orgulho suas conquistas. Compartilhe com os leitores da coluna RC qual seu segredo?

Jaciara - Antes, quando diziam que eu era uma mulher guerreira, eu ficava feliz. Hoje escutar isso me preocupa um pouco. Eu não estou em guerra. Pelo contrário. Normalizei que tenho minhas batalhas, internas externas, e as faço com todo meu coração. Creio que o segredo é ter fé, compartilhar os passos apenas com quem já viu nosso futuro, e perseverar, sempre. 

RC - Sua atuação em prol das minorias a levou a uma projeção a concorrer a um cargo eletivo  tendo como umas das suas bandeiras a busca pela representatividade feminina e também para reforçar sua ancestralidade. Como foi essa jornada? 

Jacira - Incrível Me deu mais certeza de que quero contribuir por um Brasil justo, igualitário e principalmente democrático. Quando recebi o convite para concorrer, entendi que podia dar voz àqueles que não conseguem ou são silenciados. Hoje sou formada pelo LideraMais,  pelo RenovaBR, uma escola de educação política que prepara pessoas comuns de diferentes origens e ideologias para renovar a democracia. Integro importantes movimentos no Brasil, como o Acredito e o Agora. Formei em Questões Políticas pela Universidade da Califórnia, Cofundei o VoteNelas, aqui na região, sou Multiplicadora Politize, certificada pela Legisla Brasil, entre outras formações. Fiquei suplente pelo partido, continuo estudando e trabalhando essas pautas, por acreditar que o conhecimento constrói melhores caminhos e produz tolerância e transformação.

RC - Mãe de duas lindas garotas e filha de um casal muito querido na comunidade. Como é ser mãe e ser filha em tempos tão diferentes e desafiadores? 

Jaciara - Você mesmo disse, é desafiador. Com o passar dos anos, fui me entendendo como filha, e podendo evoluir como mãe; Ser mãe é uma experiência muita poderosa, capaz de aprofundar o processo de autoconhecimento de uma mulher, proporciona grande aprendizado e momentos inesquecíveis e também enlouquecedores. 

Eu sou uma mãe solo, intensa e elástica. Pra poder dar conta de tudo, tenho em meus pais minha rede de apoio. 

RC - A pandemia mudou muito a vida das pessoas. No que ela afetou sua vida e suas escolhas?  Quais os maiores aprendizados? 

Jaciara - Fiquei com medo pelos meus pais e pelas meninas. Precisei operar um tumor no meio da pandemia e isso me travou. Eu precisava me cuidar por elas. Meu maior aprendizado é que sem saúde não somos nada. Que não somos donos do tempo. Que se não conseguimos ficar em casa, com os nossos, estamos vivendo errado. Que devemos valorizar os momentos e todos eles são especiais. Que saúde mental é pro ano inteiro. 

RC - Escritas Femininas em Primeira Pessoa é o seu primeiro livro. Como foi participar desse processo. 

Jaciara - Tenho vivido realmente momentos muito especiais. Tudo começou quando fui reconhecida no Brasil como Liderança Feminina Negra. A partir dali, desenvolvi um podcast, e surgiu o projeto do livro. É uma coletânea de contos potentes, que retratam pertencimento e ancestralidade. Dali entendi a importância da escrevivência, e estou organizando a segunda obra. 

RC -  Você falou da Mentoria. Como aconteceu isso? 

Jaciara - Eu passei anos tentando encontrar o tal propósito. Quando fui selecionada pra compor o Programa de Aceleração de Lideranças, eu fui  coachee pela Eight. Ali virou uma chave na minha cabeça. O nosso propósito tem intimidade com nossos bloqueios! Demorei para entender o significado profundo dessa frase. Mas quando entendi, tudo fez sentido. Decidida a buscar conhecimento, fui estudar com grandes mentores, como Pablo Marçal, Vanessa de Oliveira, Elainne Ourives e Paulo Vieira. E a partir de tudo que aprendi com eles, desenvolvi uma metodologia própria, voltada para mulheres. 

Diretas: 

Um sonho: Ver mulheres conquistando o topo

Um arrependimento: Ter amadurecido tarde

Uma música: To Zion – Lauryn Hill

Um livro de cabeceira: Poder sem Limites por Tony Robbins

Família: A base de tudo

Um super poder: perdoar

Política: Parafraseando Platão, o maior castigo para aqueles que não gostam de política é que serão governados por aqueles que gostam. 

Religião: Diferente de intimidade com Deus.

Perda: Faz parte da vida.

Amor: capaz de lançar fora todo medo.

STAFF:

LOCAÇÃO: TEMAE JAPANESE FOOD

FOTOGRAFIA: LAERTES SOARES

VIDEO: FF FILMS

CABELO E MAQUIAGEM: SALÃO MENINA BONITA

ROUPAS: KIERS CONCEPT

ACESSÓRIOS: MARIZA KIERS

CALÇADOS: AREZZO

DIREÇÃO GERAL: RÔMULO CURY

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE