Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (12/06) | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (12/06)

Moda e sua influência nos reflexos conscientes e inconscientes para a estação

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (12/06)
Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (12/06) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Moda e sua influência nos reflexos conscientes e inconscientes para a estação

O vestuário possui inúmeras transformações ao longo da história, todavia, a discussão existente entre antropólogos e historiadores sobre os motivos pelos quais o homem cobre seu corpo, ultrapassam as fronteiras do clima.

Em determinado contexto da história do ocidente, as pessoas deram cada vez mais importância às roupas, até que o fato de se vestir foi combinado à representação de símbolos sociais como poder, status, diferenciação e identidade, formando este fenômeno conhecido mundialmente como moda.

 E as tendências como elas surgem e mudam a cada temporada? Essa é uma pergunta constante que recebo. Partindo do contexto da transição da história do vestuário para a história da moda, levando em conta que são dois pilares que se associam, mas que são elementos heterogêneos (natureza desigual) é a partir destes elementos de “cobrir “o corpo, depois o sentido de usar as roupas como fator de diferenciação o ponto de início de uma tendência. Os aspectos que regem estes ciclos têm como base mundiais: estudos históricos, culturais, econômicos, opiniões de profissionais de moda, tecnologia, pesquisas de comportamento e como a moda antiga se relaciona com a contemporaneidade e como estas serão abordadas com novas releituras.

Já se sabe que parte de nossa identidade, apresenta diferentes visões, constantes mudanças de gostos e comportamentos dentro da cultura de massa e dos grupos de estilos urbanos. O termo generalizou-se com um sentido coloquial na sociedade contemporânea, com base nas neste conceito de: ideias, movimento, mudança, representação de futuro e evolução. Paralelamente, a indústria usufrui e os criadores desenvolvem coleções para esta necessidade do desejo das mudanças para o lançamento das novas tendências.

Tratam-se das coleções criadas para as estações primavera/verão, outono/inverno, alto verão e alto inverno, geralmente produzidas com antecedência de três a dois anos ou coleções cápsulas de cada seis meses. Para finalizar é quando os criadores apresentam em desfiles suas ideias que se complementam com o anseio do seu público. No entanto é importante citar que “a criação” que tenha maior aceitação do público é a que se torna referência de tendência para aquela estação.

Vamos as tendências? Historicamente a manga bufante ganhou espaço no mundo da moda a partir do século XIX. As peças com mangas bufantes carregam referências vitorianas e dos anos de 1980. Nesta década o estilo de manga bufante ficou marcada principalmente com o vestido de casamento de Diana Spencer com o Príncipe Charles, o espírito do tempo da contemporaneidade, do exagero e da extravagancia da década estava na peça da realeza que continha dez mil pérolas, babados, lantejoulas e mangas bufantes volumosas que marcavam a linha dos ombros.

As peças atuais para a estação s assumem estas mesmas características exageradas, com muito volume nas mangas. Agora o que explica o retorno por mangas bufantes talvez seja os tempos atuais de um tempo em que as incertezas econômicas e o medo com a pandemia rodeiam o mundo, usar uma modelagem que lembra o inusitado onde tudo era possível e permitido. Este olhar lúdico seja a resposta para expressar o momento de esperanças. Sugestão, use casacos longos em lã com bufantes neste inverno, eles conferem uma produção de sofisticação ao look. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE