Projeto lança livro feito por alunos da rede municipal de PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto lança livro feito por alunos da rede municipal de PG

Narrativas feitas pelos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino serão publicados em livro digital

Narrativas feitas pelos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino serão publicados em livro digital
Narrativas feitas pelos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino serão publicados em livro digital -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Narrativas feitas pelos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino serão publicados em livro digital

Trinta alunos da rede municipal de ensino terão seu primeiro livro publicado até o final de setembro, com o lançamento da obra “Memórias Afetivas”, da Editora ABC Projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os textos do e-book são os vencedores do concurso literário “Baú de Memórias”, realizado por alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, por meio do programa de aulas remotas Vem Aprender. A iniciativa recebe apoio da Belgotex do Brasil e do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura – PROMIFIC.

Participaram todas as 84 escolas da rede municipal. Para a seleção final, foram escolhidos 78 textos. Todas as redações narravam experiências das crianças com seus avós, tema do concurso. A comissão avaliadora selecionou os 30 textos para o livro, que será disponibilizado gratuitamente. As histórias dos alunos estão sendo lidas pelas contadoras de histórias da SME, todos os dias, durante o Programa de Aulas Vem Aprender, no quadro Baú de Memórias, que passa na TV Educativa, às 9h. As histórias também são publicadas nas redes sociais do canal de TV e da SME.

O concurso foi lançado em julho, a partir do livro “Coisas de Sofias”, da jornalista e escritora Alessandra Perrinchelli Bucholdz. O livro aborda a relação de duas Sofias – filha e avó da autora – e marca sua estreia na literatura infantil. “Tanto o livro ‘Coisas de Sofias’, como o concurso literário, valorizam histórias de vida e a produção literária das crianças”, afirma a jornalista.

O projeto foi aprovado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, atravé­s do PROMIFIC, tendo o apoio da empresa Belgotex, que destinou parte do seu IPTU para a iniciativa.

Para estimular a produção das crianças, as professoras da rede municipal narraram durante o ‘Vem Aprender’ diversas histórias que valorizam a relação entre avós e netos. As redações revelaram avôs, avós e bisavós aventureiros, trabalhadores, alegres e, principalmente, muito amados pelas crianças.

“A partir da história das Sofias, buscamos alimentar o imaginário das crianças e as incentivamos a conversar com seus familiares, especialmente os avós, para ouvir suas histórias e colocá-las no papel. Além de estimular a leitura e a escrita, esse exercício os aproximou dos familiares e fez com que registrassem a história de suas famílias”, aponta a secretária de Educação, professora Esméria Saveli.

Coisas de Sofias

O livro, da jornalista Alessandra Bucholdz, tem ilustrações do artista ponta-grossense Élio Chaves e apresenta uma linguagem interativa. Através de QR Codes o leitor pode acessar fotos e documentos narrados, como imagens da bisa durante o período em que foi levada para a Alemanha pelos nazistas, documento da imigração para o Brasil, vídeo sobre a culinária polonesa que a bisa ainda preserva e depoimento das duas Sofias. Por conta da pandemia, ainda não foi agendada uma data para o lançamento do livro.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE