Biblioteca Pública ganha óculos para cegos e pessoas com visão reduzida | aRede
PUBLICIDADE

Biblioteca Pública ganha óculos para cegos e pessoas com visão reduzida

A partir de fevereiro, cegos e pessoas com visão reduzida poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe nesta terça-feira (06) a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo, que beneficiará cegos e pessoas com visão reduzida. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Participam os secretários de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, da Comunicação Social e Cultura, Hudson José e a primeira-dama do Estado Luciana Saito Massa.
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe nesta terça-feira (06) a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo, que beneficiará cegos e pessoas com visão reduzida. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Participam os secretários de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, da Comunicação Social e Cultura, Hudson José e a primeira-dama do Estado Luciana Saito Massa. -

Hygor Leonardo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A instituição recebe quatro aparelhos OrCam MyEye – um dispositivo acoplado a um óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio.

A entrega aconteceu nesta quinta-feira (6), numa parceria entre a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, que firmaram o termo conjunto de cessão de uso.

O Paraná é um dos primeiros estados brasileiros a proporcionar esta solução inovadora, que permite a leitura e a identificação de pessoas pelos rostos, dentre outras funcionalidades. Os aparelhos foram adquiridos pelo Departamento de Política da Pessoa com Deficiência e da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. A equipe da secretaria já realizou os testes e treinamentos com os funcionários da BBP.

“O atendimento e a política para a pessoa com deficiência é uma prioridade em nossa gestão, e quando conhecemos essa tecnologia fizemos todos os esforços para adquirir alguns equipamentos e iniciar um projeto-piloto”, explica o secretário Ney Leprevost.. “É uma política pública inovadora que oferecerá opções reais e eficientes para que as pessoas com deficiência visual possam usufruir de todo o acervo da Biblioteca Pública. Mas, mais do que isso, oferecerá uma oportunidade inédita na vida dessas pessoas. É emocionante ver a reação de uma pessoa cega ao poder folhear um livro e pela primeira vez saber o que está escrito nele”, completa.

Para o secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, a oferta da tecnologia vai incrementar o atendimento e atrair mais pessoas para a Biblioteca. “É um estímulo para que pessoas com necessidades especiais possam acessar um vasto acervo literário”, destaca ele.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE