Museu Campos Gerais recebe a exposição Carolina em HQ | aRede
PUBLICIDADE

Museu Campos Gerais recebe a exposição Carolina em HQ

Abertura será na próxima terça-feira, dia 19, às 19 horas, véspera do dia da consciência negra

A estreia nacional da exposição Carolina em HQ (mostra de originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus) acontece em Ponta Grossa
A estreia nacional da exposição Carolina em HQ (mostra de originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus) acontece em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Abertura será na próxima terça-feira, dia 19, às 19 horas, véspera do dia da consciência negra

A estreia nacional da exposição Carolina em HQ (mostra de originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus) acontece em Ponta Grossa, no Museu Campos Gerais. Será na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, véspera do dia da consciência negra. O evento conta com a presença dos autores João Pinheiro e Sirlene Barbosa, que assinam a biografia em quadrinhos Carolina (editora Veneta, 2016). A entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até do dia 14 de março de 2020, no espaço cultural Debret, no Museu Campos Gerais. A mostra é financiada pelo edital de Seleção de Projetos sobre Expressões e Manifestações da Cultura Afro-Brasileira do Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura. A curadoria é do jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck. 

O álbum de João Pinheiro e Sirlene Barbosa conta história de escritora descoberta em favela de São Paulo nos anos 1970 Carolina Maria de Jesus foi um dos grandes fenômenos literários do Brasil nos anos 1960. Seu livro de estreia, Quarto de Despejo, ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais 13 países. Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho.

A história de luta, fama e declínio de umas das mais marcantes vozes femininas da literatura brasileira está em Carolina, biografia em quadrinhos de João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O livro narra sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

Sobre os autores:

Sirlene Barbosa é doutoranda em Educação pela PUC-SP e professora de língua portuguesa. João Pinheiro é artista visual e autor de histórias em quadrinhos, publicou os álbuns Kerouac, (2011, Devir) e Borroughs (2015, Veneta). Já colaborou para revistas como Hipnorama (Argentina), Inkshot (Eua), Serafina, Rolling Stone e Bill.

Autores: João Pinheiro e Sirlene Barbosa

Formato: 17x24

Brochura

Páginas: 128

Preço: 39,20

Gênero: história em quadrinhos

5 MOTIVOS PARA VER A EXPOSIÇÃO

1) Conhecer um pouco da vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977)

2) Primeira mostra nacional dos originais da HQ “Carolina”. A anterior aconteceu em Portugal.

3) A HQ “Carolina” foi premiada na França no Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême

4) Autores abrem a exposição e palestram no dia 19 de novembro, terça, 19h, no Museu Campos Gerais

5) Primeira mostra nacional de originais de quadrinhos do Museu Campos Gerais

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE