Operário encerra Série B com empate contra o Figueirense | aRede
PUBLICIDADE

Operário encerra Série B com empate contra o Figueirense

Time de Ponta Grossa se despede da temporada 2019 da Série B na 10ª posição, com 50 pontos, e permanece na segunda divisão do Brasileirão para 2020

Fantasma se despediu do campeonato em jogo contra o Figueirense, em Florianópolis.
Fantasma se despediu do campeonato em jogo contra o Figueirense, em Florianópolis. -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Time de Ponta Grossa se despede da temporada 2019 da Série B na 10ª posição, com 50 pontos, e permanece na segunda divisão do Brasileirão para 2020

Terminou o calendário de jogos oficiais do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) nesta temporada 2019. Neste sábado (30), em jogo disputado em Florianópolis, no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, contra o Figueirense, o alvinegro de Ponta Grossa empatou em 1 X 1. Com o resultado, o clube encerrou sua participação neste primeiro ano de Série B do Campeonato Brasileiro na 10º posição, o que garante sua permanência na segunda divisão do principal certame do esporte no país em 2020.

O Operário até foi o primeiro time a chegar ao ataque no campo do adversário, mas o Figueirense obteve as primeiras dias chances mais claras de gol. Contudo, o último jogo do campeonato para os times, como uma partida que não valeria a classificação ou definiria o rebaixamento para qualquer um dos clubes envolvidos, seguiu sem muitas chances claras de gol, em um jogo mais truncado.

O início do segundo tempo também começou morno, com baixo volume de criação. Mas uma bola parada, aos 14 minutos, mudou toda a dinâmica do jogo. Com o escanteio a favor do Operário, Gersinho Gusmão aproveitou para fazer duas substituições. Revson e Schumacher entraram para substituir Chicão e Felipe Augusto. Após a cobrança do ‘corner’, Rodrigo finalizou e a bola bateu em Luís Ricardo, do Figueirense, para passar a linha e despertar grito de gol dos jogadores e torcedores do OFEC.

O êxtase operariano, porém, durou pouco tempo. Aos 28 minutos veio o empate. Pela esquerda, Fellipe Mateus correu com muito espaço, invadiu o campo defensivo do time visitante e na entrada da área bateu no canto direito do goleiro André Luiz, que até encostou na bola, mas não evitou que ela balançasse a rede. Três minutos depois uma falta perigosa a favor do time catarinense. Rafael Marques cobrou e o goleiro do Fantasma defendeu. O Figueirense seguiu pressionando, obtendo outras duas faltas que poderiam levar perigo ao Operário, mas as redes não voltaram mais a balançar.

Com isso, Operário terminou a Série B com 50 pontos, o mesmo valor que o Botafogo (SP). Como os dois times tiveram exatamente a mesma campanha, com 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, foi o saldo de gols que fez a diferença: 0 para o time do Estado de São Paulo e -9 para o de Ponta Grossa.  O aproveitamento do alvinegro foi de 43,9%. Já o Figueirense terminou o campeonato em 16º, o último antes da linha do corte do rebaixamento, com 41 pontos.

Campanha

Se no início do campeonato o Operário Ferroviário flertou com a Z4, figurando entre os quatro últimos colocados (que caem para a Série C), logo após a Copa América o Fantasma engrenou uma das melhores campanhas do certame por mais de 10 partidas. Na metade do campeonato, e algumas rodadas adiante, o time brigava entre os 8 primeiros, até beliscando o G4 em algumas rodadas, despertando até o sonho de muitos torcedores: a ascensão para Série A. O clube chegou a ter a melhor campanha em casa. Mas foram justamente duas derrotas em casa, contra o Brasil de Pelotas e o Paraná Clube, nas rodadas 26 e 27, que o Fantasma viu o G4 ficando mais distante.

O Fantasma então se manteve com uma campanha um pouco menos constante, até a garantia que não cairia mais para a Série C, com várias rodadas de antecedência. Contudo, essa 10ª colocação, e o fato de ter permanecido a maioria das rodadas entre os 10 melhores colocados, mostra que o Operário foi um time um pouco acima da média. Sem o risco real do rebaixamento, mas com momentos de esperança de galgar à elite e estar entre os 20 melhores do principal esporte do país. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE