Workshop Arte-Ciência tem como tema 'Imagens do Brasil' | aRede
PUBLICIDADE

Workshop Arte-Ciência tem como tema 'Imagens do Brasil'

O evento homenageia Jean-Victor Frond, um dos primeiros fotógrafos a documentar as terras brasileiras.

O evento homenageia Jean-Victor Frond, um dos primeiros fotógrafos a documentar as terras brasileiras.
O evento homenageia Jean-Victor Frond, um dos primeiros fotógrafos a documentar as terras brasileiras. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O evento homenageia Jean-Victor Frond, um dos primeiros fotógrafos a documentar as terras brasileiras

Começa hoje o IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência/7th International Meeting on Art-Science com o tema "Imagens do Brasil". A abertura está programada para às 19:30 com a Mesa O Bicentenário de Jean-Victor Frond, que será apresentada pela artista plástica Rute Yumi, tendo por mediador o professor Elemar Kleber Favreto (EERR). A mesa poderá ser acompanhada no endereço https://youtu.be/PA5bvMljjEc.

Antes mesmo da abertura estão programadas duas outras atividades. A primeira, a partir das 15:30, é a Mostra: A relação Arte-Ciência nas imagens do Brasil, com mediação do professor Nelson Silva Júnior e das professoras Maria Cristina Mendes e Patrícia Camera, docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Logo após, o Departamento de Artes, por meio do Programa de Extensão Interarc, lança quatro livros, dois deles realizados em parceria com o Grupo de Extensão Foca Foto, do Curso de Jornalismo.

O Workshop se estende até o dia 8. Durante toda a semana, várias palestras e mesas fazem parte da programação. Para o dia 5, terça-feira, está prevista a mesa Imagens em Movimento: um diálogo entre arte e ciência no cinema. No dia 6, é a vez do tema: Como a ciência informa meu trabalho em arte. No dia 7, acontece a palestra Imagens na Ciência. Também estão previstos debates, oficinas e apresentação de trabalhos durante todo o encontro.

Jean-Victor Frond (1821-1881), homenageado do evento, foi um dos primeiros fotógrafos a documentar as terras brasileiras, publicando o livro "Brésil Pittoresque" (Brazil pittoresco), com texto de Charles Ribeyrolles. Trata-se do primeiro livro de fotografias realizado na América Latina, expondo registros imagéticos da escravidão, vida rural e paisagens do Rio de Janeiro. A comemoração serve de inspiração para a reflexão sobre imagens do Brasil atual, buscando relacionar arte e ciência. Para isso, se promoveu, inclusive, um concurso fotográfico com a finalidade de mostrar o país, suas belezas, cultura e história.

O evento, realizado de forma remota, envolve também a apresentação de trabalhos científicos. Os textos selecionados serão publicados em um número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM, da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

A organizadora do Workshop, professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, observa que o evento é aberto à comunidade e será muito importante por suas características interdisciplinares e por trazer à tona temas de relevância à sociedade.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE