Baleia-fin de quase 20 metros encalha no litoral do PR | aRede
PUBLICIDADE

Baleia-fin de quase 20 metros encalha no litoral do PR

Animal era um macho adulto. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação, é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no Paraná

Baleia de quase 20 metros encalha na Ilha do Mel, em Paranaguá
Baleia de quase 20 metros encalha na Ilha do Mel, em Paranaguá -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Animal era um macho adulto. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação, é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no Paraná

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) encalhou na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná, na terça-feira (21). O animal de quase 20 metros era um macho adulto.

De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no estado.

"Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal", ressalta a coordenadora do laboratório, a bióloga Camila Domit.

Duas equipes do LEC, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, estiveram no local nesta quarta-feira (22).

Os pesquisadores estão coletando materiais biológicos e avaliando as condições da carcaça da baleia-fin. As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados à espécie.

A operação de atendimento do encalhe também mobilizou o Instituto Água e Terra (IAT) e 27 servidores da Prefeitura de Paranaguá para dar destino à carcaça.

Conforme o LEC, o procedimento para enterrar a baleia cumpre o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE).

Baleia-fin

O Laboratório de Ecologia e Conservação informou que a baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano, perdendo em tamanho apenas para a baleia azul.

A espécie é considerada ameaçada de extinção e está envolvida no Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN/ICMBIO).

Número de encalhes

A bióloga Camila Domit afirmou que os encalhes de baleias no litoral do Paraná neste ano foram mais frequentes do que em anos anteriores.

Até o momento, foram registrados:

12 encalhes de baleias-jubarte;

1 de baleia-sei;

1 de baleia-de-minke;

1 de baleia-fin.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE