Escolas do Paraná podem ter ensino obrigatório de espanhol | aRede
PUBLICIDADE

Escolas do Paraná podem ter ensino obrigatório de espanhol

Projeto será debatido pelos deputados estaduais em agosto

Projeto será debatido pelos deputados estaduais em agosto
Projeto será debatido pelos deputados estaduais em agosto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto será debatido pelos deputados estaduais em agosto

Os deputados estaduais pretendem debater, no dia 2 de agosto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acrescenta a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola nas escolas públicas do Paraná. A medida seria válida do ensino fundamental II até o final do ensino médio e as aulas ocorreriam durante as atividades regulares, com um mínimo de 2 horas/aula por semana. A proposta é assinada por 19 deputados e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve aprovar a admissibilidade do documento para seguir a tramitação no Legislativo.

O debate da inclusão do idioma na grade curricular acontece em nível nacional, através do movimento #FicaEspanhol. Alguns estados, como o Rio Grande do Sul, Rondônia e Paraíba já aprovaram a inclusão. Nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso tramitam proposições (projetos de lei e PECs).

Atualmente, a maioria das escolas do Paraná garante, na grade curricular e no horário regular de aula, o ensino de uma única língua estrangeira (inglês) e realiza a oferta de espanhol e de outros idiomas por meio do CELEM, no contraturno. Este horário inviabiliza o acesso da maioria dos alunos que, por diversas razões, não pode comparecer à escola ou realizar cursos na modalidade remota em horário diferente.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE