Programa capacita profissionais que atendem pessoas em risco | aRede
PUBLICIDADE

Programa capacita profissionais que atendem pessoas em risco

Objetivo é ampliar o cuidado e a inclusão social de pessoas com doenças como HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose, sífilis, entre outras.

Ministros Queiroga (Saúde) e João Roma (Cidadania) participaram do evento.
Ministros Queiroga (Saúde) e João Roma (Cidadania) participaram do evento. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo é ampliar o cuidado e a inclusão social de pessoas com doenças como HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose, sífilis, entre outras

Para fortalecer a assistência e o cuidado à população em situação de vulnerabilidade social, os ministérios da Saúde e da Cidadania assinaram nesta quarta-feira (30) um acordo de cooperação técnica. Entre as ações conjuntas está a capacitação de profissionais de saúde e de assistência social que atendem pessoas que vivem com HIV, hepatites, hanseníase, tuberculose, sífilis, e outras doenças transmissíveis.

O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) caracterizou o evento como símbolo da interação do Governo Federal e reforçou que essa é a recomendação do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). “Vamos trabalhar juntos. A saúde e a assistência social são princípios básicos que embasam o estado democrático de direito. Assim sendo, é dever do estado e do governo trabalhar para que os direitos tenham concretude”, disse. O ministro pontuou que políticas públicas eficientes devem ser entregues a todos os brasileiros.

O objetivo da iniciativa é qualificar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o desenvolvimento das ações de proteção social para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O ministro João Roma (Cidadania) afirmou que o SUS e o Suas são conquistas da sociedade brasileira que demonstram a relevância de seus serviços. “Vamos construir diretrizes que contemplem um plano de trabalho, a realização de oficinas, a capacitação e a educação à distância. O profissional de saúde vai ganhar ferramentas para dialogar ainda mais com seu colega da assistência social”, disse Roma.

O secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, também participou do evento e reforçou a importância da consolidação dos trabalhos na ponta. “Nós sabemos da necessidade em integrar a assistência e a atenção social. Esse acordo firmado hoje (30) foi sonhado e planejado. Esperamos ampliar ainda mais o acesso à atenção integral às pessoas em vulnerabilidade social”, afirmou. O deputado Antônio Brito também esteve na cerimônia.

Informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE