Nova Mesa Diretora é empossada na Assembleia Legislativa | aRede
PUBLICIDADE

Nova Mesa Diretora é empossada na Assembleia Legislativa

Deputado Ademar Traiano foi reconduzido à Presidência da Alep nesta segunda-feira e pregou continuidade da união entre os poderes

Sob a presidência de Ademar Traiano, integrantes da Mesa conduzirão o Legislativo no biênio 2021-2022
Sob a presidência de Ademar Traiano, integrantes da Mesa conduzirão o Legislativo no biênio 2021-2022 -

Assembleia Legislativa do Paraná

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Deputado Ademar Traiano foi reconduzido à Presidência da Alep nesta segunda-feira e pregou continuidade da união entre os poderes

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021-2022 foi empossada nesta segunda-feira (1º), durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Casa. A solenidade obedeceu às regras sanitárias e contou com número restrito de participantes em razão das medidas impostas para a contenção do avanço da covid-19.

Na sessão, tomaram posse o presidente deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro vice-presidente, deputado Tercílio Turini (CDN), o segundo vice-presidente, deputado Do Carmo (PSL), e o terceiro vice-presidente, deputado Requião Filho (MDB), além do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), terceiro secretário, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário, deputado Nelson Luersen (PDT), e quinto secretário, deputado Gilberto Ribeiro (PP).

Em seu discurso de posse, Traiano, que foi reconduzido ao cargo, destacou o papel do Poder Legislativo na construção de ações de combate à pandemia do coronavírus (covid-19) em todo o estado. “Não negligenciamos nosso papel como instituição. Ao contrário. Nos momentos em que todos os caminhos possíveis pareciam se fechar, abrimos novos caminhos e possibilidades para criar novas oportunidades. Afinal, em situações complexas, a melhor estratégia pouco importa se não houver meios para viabilizá-la. Foi o que fizemos. Viabilizamos as soluções para superar a crise”, afirmou.

O chefe do Legislativo também ressaltou o diálogo entre os poderes do Estado e a sociedade na busca por soluções para que o Paraná pudesse enfrentar de maneira robusta as recentes crises vividas pelo país. “Nesse sentido, mais uma vez o Poder Legislativo exerceu seu papel de ponto de equilíbrio da democracia. Ouvindo os demais Poderes, o setor produtivo, os trabalhadores, os municípios – e com o mesmo objetivo – construímos e aprovamos projetos e leis para dotar o Paraná das condições necessárias para enfrentar a crise e sair dela preservado e fortalecido. Com inteligência e bom senso esta Casa soube dialogar, negociar e construir soluções que ao mesmo tempo em que preservaram conquistas também permitiram avanços importantes para o Estado”, explicou Traiano. 

O presidente da Assembleia ainda pregou a continuidade desta união entre os poderes do Estado para o enfrentamento dos desafios e demandas que o Paraná terá pela frente. “O Executivo pode fazer muita coisa, mas não pode tudo. O Legislativo também pode fazer muita coisa, mas também não pode tudo. O Judiciário pode muito, mas igualmente não pode tudo. Contudo, unidos podemos fazer tudo o que é necessário para dotar o Paraná de plenas condições para seu desenvolvimento e de oportunidades para os paranaenses. Mas se nos dividirmos, pouco poderemos fazer para enfrentar os desafios quotidianos. Por isso devemos conjugar nossos valores e propósitos, e agir por princípios e convicções”, disse. 

Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, os próximos dois anos serão de muito trabalho, com o objetivo de ampliar a participação da população dentro do processo legislativo.

“Queremos ampliar a participação da cidadania o processo legislativo, construir cada vez mais instrumentos de participação direta na votação de leis. Ouvir a opinião pública com a sociedade civil organizada naqueles temas que são importantes na estrutura do Estado. Apoiar o parlamento para que possa, dentro da democracia, exercer o protagonismo que ele tem que exercer. Democracia sem parlamento forte não é democracia e ao mesmo tempo ter harmonia e relação construtiva com os demais Poderes do Estado que são fundamentais para que tenhamos no Paraná a estabilidade política e social e isso gera o bem-estar para todos os cidadãos do Paraná”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE