Portos do Paraná firma primeiro aditivo para exploração de área | aRede
PUBLICIDADE

Portos do Paraná firma primeiro aditivo para exploração de área

Estado é o primeiro do Brasil a atuar como poder concedente

O convênio de delegação de competência 001/2019 foi formalizado após de um extenso processo de análise e validação
O convênio de delegação de competência 001/2019 foi formalizado após de um extenso processo de análise e validação -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estado é o primeiro do Brasil a atuar como poder concedente

A Portos do Paraná renovou o contrato para movimentação de granéis vegetais pela PASA – Paraná Operações Portuárias, no Porto de Paranaguá. Este é o primeiro termo aditivo celebrado pela autoridade portuária paranaense, desde que a empresa pública recebeu autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019.

Com isso, o Paraná é o primeiro Estado do Brasil a atuar como poder concedente, depois de 2013, quando a Lei Federal 12.815 centralizou a exploração portuária no Governo Federal.

“É mais um passo na administração das áreas pela autoridade local. O Paraná reforça o pioneirismo e demonstra que conta com estrutura organizacional, física e funcional para gerir com segurança e competência”, conta o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

O convênio de delegação de competência 001/2019 foi formalizado após de um extenso processo de análise e validação.

ADITIVO

O termo aditivo publicado nesta sexta-feira (28) tem a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) como órgão interveniente. O contrato é válido até 2049.

Os investimentos da PASA somam R$ 117,7 milhões de reais, em duas fases. De acordo com o diretor da empresa, Persio Souza de Assis, a capacidade de movimentação deve subir das atuais 3,6 milhões de toneladas/ano, para 6,7 milhões de toneladas/ano.

“As melhorias adotadas têm superado o crescimento de movimentação nos últimos anos. Com a renovação do contrato, a PASA reforça o compromisso com o crescimento das exportações do país e o aumento do volume movimentado no porto de Paranaguá”, destaca. Segundo ele, a intenção também é alavancar os negócios, com foco na malha ferroviária que hoje já absorve 90% da logística da empresa.

Até 2022, a PASA deve construir uma nova linha de embarque, com a instalação de um novo shiploader, para movimentar até 2.5 mil toneladas/hora. Além disso, até 2023, será edificado um novo armazém, para 60 mil toneladas de açúcar ou 45 mil toneladas de outros granéis sólidos.

Informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE