Paraná lidera ranking brasileiro de produção industrial | aRede
PUBLICIDADE

Paraná lidera ranking brasileiro de produção industrial

Estado registrou aumento maior que 5% comparado a 2018 e foi o maior aumento desde 2011, que foi de 11%

Estado registrou aumento maior que 5% comparado a 2018 e foi o maior aumento desde 2011, que foi de 11%
Estado registrou aumento maior que 5% comparado a 2018 e foi o maior aumento desde 2011, que foi de 11% -

João Guilherme Castro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estado registrou aumento maior que 5% comparado a 2018 e foi o maior aumento desde 2011, que foi de 11%

O Paraná foi o estado que registrou o melhor índice na produção industrial do país de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de janeiro a dezembro de 2019 chegou a 5,7% comparado a 2018, e foi o melhor índice desde 2011. O indicador nacional registrou queda acumulada de -1,1%.

Entre os setores, o que mais se destacou foi o automotivo com crescimento de 25,7%, seguido de máquinas e equipamentos, com 9,5% e alimentos, com alta de 8,8%. Fabricação de produtos de metal registrou crescimento de 7,1% e máquinas, aparelhos e materiais elétricos somaram 5,3%. 

As produções que mais influenciaram no crescimento do setor automotivo foram automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, reboques e semirreboques no setor de máquinas e equipamentos. No setor de alimentos a principal produção foram as carnes e miudezas de aves congeladas, rações para animais, bovinos congelados e leite esterilizado.

De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Evânio Felippe, o crescimento no setor automotivo e de alimentos foi diretamente influenciado pela alta de compras. “São muitos automóveis vendidos no Brasil e que influencia na produção de mais veículos. Já no setor de alimentos a exportação teve influência direta no aumento da produção”, destaca.

Na região dos Campos Gerais estes índices são impactados pela produção local nos setores automotivos, e de alimentos. Empresas como a DAF Caminhões Brasil, a BRFoods e toda a cooperativa de produção leiteira da região impactaram nesse avanço. A DAF teve aumento de 38% nas vendas em 2019 comparado com 2018, e a BRF modernizou o sistema de produção, o que influenciou diretamente a produção mais elevada no ano passado.

O Paraná teve crescimento desde 2017, mas ainda não conseguiu registrar a recuperação desde 2014 a 2016. Se o saldo positivo de aumento de 5% se repetir em 2020 o estado estará recuperado. “A expectativa é de que o estado consiga essa recuperação por conta das situações ao longo do ano que vamos enfrentar como a queda da taxa de juros, e as reformas tributária e administrativa”, complementa Felippe.

O economista ainda destaca a importância do aumento no investimento e que isso pode afetar positivamente a geração de empregos e aumento de renda. Somente nos Campos Gerais foram geradas mais de 3,5 mil vagas de emprego em 2019 de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE