Saúde e Educação atuam no combate contra a dengue no PR | aRede
PUBLICIDADE

Saúde e Educação atuam no combate contra a dengue no PR

Secretários das duas pastas participaram de webconferência, que reuniu diretores, professores, servidores.

Secretários das duas pastas participaram de webconferência, que reuniu diretores, professores, servidores.
Secretários das duas pastas participaram de webconferência, que reuniu diretores, professores, servidores. -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretários das duas pastas participaram de webconferência, que reuniu diretores, professores, servidores.

Os secretários de Estado da Saúde, Beto Preto, e da Educação e do Esporte, Renato Feder, participaram nesta segunda-feira (10) de webconferência sobre prevenção e orientações da dengue neste início de período letivo.

A ação fez parte das atividades programadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Estado e reuniu diretores de escolas, professores, servidores administrativos e colaboradores que atuam nas 32 Regionais da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, além das 22 Regionais de Saúde. A partir do encontro de hoje, as informações serão transmitidas para toda comunidade ligada à área, que reúne cerca de 90 mil profissionais, além dos alunos e seus familiares.

“A orientação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior é para que as medidas preventivas para eliminação de criadouros da dengue se propaguem em todo Estado. Estamos aqui hoje, juntando esforços, falando com servidores da educação de forma detalhada e preparando também os desdobramentos desta ação junto a todos os colégios da rede estadual, que possui 2.143 estabelecimentos de ensino”, afirmou Beto Preto.

“Cada escola pode ser um centro de combate contra a dengue, ampliando a força-tarefa que já acontece no Paraná. A área da Educação tem grande capilaridade, contando com profissionais que já atuam com a orientação de crianças, jovens e adultos no seu dia a dia. Nossas escolas deverão promover atividades educativas e de conscientização sobre a importância da prevenção”, disse Renato Feder.

Segundo ele, o trabalho da pasta envolve parcerias com as cinco mil escolas municipais onde também serão intensificadas as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

DADOS 

Durante a webconferência, o secretário Beto Preto ressaltou que o Paraná está em alerta permanente para a dengue, com notificações para a doença em todas as regiões. “No mesmo período do ano passado, o Estado tinha 224 casos confirmados de dengue. Hoje são mais de 15 mil”, disse.

Ele enfatizou que a Organização Mundial da Saúde indica que para cada caso confirmado, exista pelo menos mais seis outros casos de pessoas que não procuram o serviço de saúde pública.

MANEJO 

A Secretaria da Saúde estende, nesta semana, a capacitação sobre manejo clínico da dengue para profissionais da área nas Regionais de Jacarezinho, Cianorte e Cornélio Procópio. No final de janeiro cerca de 1.200 médicos e enfermeiros de Londrina, Maringá, Paranavaí e Campo Mourão participaram da atividade.

“A finalidade é atualizar os profissionais que atuam no atendimento à população para que o diagnóstico da doença aconteça de forma rápida e certeira”, explica o médico da Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Enéas Cordeiro Filho.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE