Arquitetos explicam como escolher o ar condicionado certo | aRede
PUBLICIDADE

Arquitetos explicam como escolher o ar condicionado certo

Profissionais ensinam as diferenças dos modelos e a potência mais adequada para os ambientes

No apartamento, lliving integrado ganhou uma máquina de ar-condicionado na sala de estar
No apartamento, lliving integrado ganhou uma máquina de ar-condicionado na sala de estar -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Profissionais ensinam as diferenças dos modelos e a potência mais adequada para
os ambientes

Restam mais de dois meses de verão e ainda dá tempo de pensar no ar-condicionado para deixar os ambientes mais agradáveis nos dias mais quentes do ano. O principal benefício de se ter um aparelho é a climatização de forma regular dos espaços. Num primeiro momento pode parecer bobagem, mas não é! Em escritórios, a climatização é uma forte aliada da produtividade. Enquanto isso, na arquitetura, é capaz de dar conforto ambiental quando bem pensada. Incrementar elementos da arquitetura bioclimática auxilia nas decisões do projeto do ambiente, pois considera as questões relacionadas ao lugar, às intempéries e ao clima. Apesar de sua inegável utilidade, esse assunto é cercado por mitos. Os escritórios de arquitetura Andrade & Mello Arquitetura, Karina Korn Arquitetura e Studio Cris Paola respondem questões para desvendá-los e ajudar na decisão por instalar ou não o ar-condicionado em casa.

A escolha do aparelho ideal exige um projeto específico da moradia. “Em casas e apartamentos, um bom início é escolher uma loja idônea, recomendada por amigos e vistoriada após uma visita, que contará com técnicos habilitados”, recomenda o arquiteto Renato Andrade, da Andrade & Mello Arquitetura. Em seguida, vale considerar o dimensionamento e as condições de uso do ambiente. Saber o tamanho do espaço em que o aparelho será instalado, além do número de pessoas que ficam no local são fatores essenciais. Você vai precisar saber o que é BTU, sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica. Quanto maior esse dado, mais potente será o equipamento. Um profissional gabaritado ajudará no cálculo correto, mas para saber quantos BTUs deve ter o ar-condicionado deve-se saber a metragem (m²) do ambiente. Exemplo: para uma sala de 20 m², multiplique por 650 (BTU). Some mais 800 para cada pessoa que costuma estar no ambiente e mais 600 para cada eletrônico presente na área.

Quanto ao consumo de energia, Segundo a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, atualmente as novas tecnologias, voltadas para a sustentabilidade, resultam no desenvolvimento de equipamentos econômicos. “Também há formas de melhorar esse consumo. Instalar a condensadora em um local com boa circulação de ar e manter os ambientes com temperatura entre 22º C a 24ºC ajuda a não exigir o start de insuflamento da máquina o tempo inteiro”, explica Cris Paola.

Uma dessas tecnologias, de acordo com Renato Andrade, é a Inverter. Os fabricantes afirmam que os equipamentos que a possuem controlam o fluxo de energia do sistema por meio de um compressor que não chega a ser desligado completamente, o que evita picos de energia. Assim, diz-se que reduz o consumo em até 60%. Os cuidados de manutenção com o equipamento também cumprem papel fundamental na economia, mantendo-o em bom funcionamento. A arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, ressalta a necessidade de limpá-lo, assim como seus filtros.

Entenda a diferença entre os modelos disponíveis à venda

Os mais comercializados no Brasil são os splits do tipo High Wall, formados por duas partes: a condensadora, instalada na área externa da casa, e a evaporadora, colocada no ambiente que será climatizado. Esse modelo dispõe de muitos recursos tecnológicos, como conexão wi-fi e etc. Caso o desejo seja refrescar vários cômodos, convém eleger o multisplit. Ele usa somente uma condensadora e tem todos os recursos dos splits. No entanto, caso a construção tenha restrição arquitetônica ou possua um espaço reservado na parede, convém eleger o equipamento de janela. Essa alternativa tem a vantagem de ser fácil de instalar, além do menor custo de instalação. Outra alternativa é o cassete. Ele é sugerido para quem necessita climatizar áreas maiores e quer um item mais discreto, sem interferir na decoração.

Manutenção

A atenção com o ar-condicionado, além da limpeza periódica dos filtros, não faz bem apenas para a saúde do produto e dos moradores, como evita gastos futuros. Limpos com frequência, os filtros não vão acumular sujeira, o que pode obstruir a saída de ar e exigir mais energia para que ele funcione.


As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE