Paredes personificam beleza com tijolinhos aparentes | aRede
PUBLICIDADE

Paredes personificam beleza com tijolinhos aparentes

Perfeitos para qualquer estilo de decoração, tijolinhos aparentes estão sempre em alta; seja de barro, plaquetas ou os de demolição

Utilização é mais recomendada para as salas e para os quartos
Utilização é mais recomendada para as salas e para os quartos -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Perfeitos para qualquer estilo de decoração, tijolinhos aparentes estão sempre em alta; seja de barro, plaquetas ou os de demolição

O tijolo aparente ou tijolo a vista é um revestimento que sempre tem sua tendência reafirmada. Ele encanta e surpreende, é quase um amor ao primeiro tijolinho - brincadeiras à parte! Além de esteticamente atraente, o material combina com diversos estilos, desde o rústico até o clássico.

Se você deseja transformar as paredes da sua casa utilizando os tijolinhos, mas têm dúvidas de qual material escolher, como combinar ou onde é possível colocá-los, o escritório Ieda e Carina Korman, da Korman Arquitetos e o trio de arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonca, da Oliva Arquitetura, trouxeram dicas incríveis que vão te ajudar na hora da escolha.

Quanto aos materiais existentes, para uma parede de tijolos aparentes, podemos lançar mão de três materiais: maciço – que é o tijolo de barro tradicional, habitualmente utilizado nas construções. “Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, diz Fernanda Mendonça. Também existem as plaquetas, que são opções com menos espessura e maior variedade de tons, ou ainda os tijolos de demolição – que são peças reutilizadas e que têm um aspecto mais rústico e marcante.

“É possível obter esse acabamento de três maneiras – expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla.

Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação. A arquiteta Elisa Ju ainda pede atenção: antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel não possuiu tijolos maciços em sua estrutura – principalmente quando a casa ou apartamento são antigos. “Com o tratamento adequado é possível deixar os tijolos aparentes, após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, indica.

Outro cuidado que se deve ter durante a instalação é se atentar a caixinhas de eletricidade na parede que irá receber o revestimento: dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazê-la para frente.

Decoração pode ser combinada com vários estilos

O tijolinho é um verdadeiro coringa, basta saber empregá-lo. Para quem gosta do efeito do tijolinho, mas tem medo do ambiente ficar rústico demais, o trio de arquitetas da Oliva Arquitetura recomenda instalar o material com junta seca – ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado.

Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais abertas, como o tijolo vermelho tradicional. Para aqueles que buscam um visual mais discreto, por sua vez, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. O importante é combinar o revestimento com o estilo pessoal de cada um e com o restante da decoração da casa.

Contraindicações

A arquiteta Carina Korman revela que não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade - como banheiros e cozinhas - pois se trata de um material poroso. “O contato direto com água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, indica.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE