Ratinho destaca parceria entre Akademie Ireks e Agrária | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho destaca parceria entre Akademie Ireks e Agrária

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (16) da inauguração do centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos
Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (16) da inauguração do centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (16) da inauguração do centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos para os segmentos de panificação e cervejaria Akademie Ireks & Agrária, em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado. O centro é uma parceria entre a Ireks do Brasil (empresa de origem alemã) e a Cooperativa Agrária e foi idealizado para que os clientes dessas marcas possam testar e aprimorar seus produtos antes de lançá-los no mercado.

O governador destacou que a iniciativa se soma às estratégias estaduais de estimular o desenvolvimento tecnológico do agronegócio e a industrialização dos produtos primários do campo. Ele também afirmou que esse centro é importante para ajudar a consolidar o Paraná como referência tecnológica em segmentos que estão crescendo rapidamente.

“Temos incentivado a indústria de transformação de alimentos entre as nossas cooperativas. É uma maneira de conquistar novos mercados e levar os produtos paranaenses a mais lugares”, disse Ratinho Junior. “A Agrária e a Ireks investiram cerca de R$ 25 milhões nesse centro de qualificação profissional para padeiros, confeiteiros e mestres-cervejeiros. Esse novo olhar qualifica o produto final para o mercado consumidor e tem potencial de gerar mais empregos no Estado”, acrescentou.

O governador ressaltou que os investimentos tecnológicos das cooperativas paranaenses – serão cerca de R$ 2 bilhões apenas neste ano em infraestrutura e novos modelos de negócios – e o apoio da administração estadual em logística e segurança são fundamentais para garantir não apenas a continuidade desse processo de evolução, mas a segurança alimentar do mundo. “Nós produzimos em quantidade e variedade, status que nos permite competir em grau de igualdade com os países desenvolvidos. Isso se deve à organização e ao olhar para a inovação das nossas cooperativas”, complementou Ratinho Junior.

AKADEMIE - A ideia da Akademie Ireks & Agrária é receber empreendedores interessados em idealizar e testar novos produtos, inclusive para o mercado de cervejas artesanais, que cresceu 35% apenas no ano passado no País. A estrutura conta com laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade, panificadora e cervejaria experimentais, além de mestres padeiros e cervejeiros.

Segundo Jorge Karl, diretor-presidente da Agrária, cooperativa que tem participação societária na Ireks, o Paraná passa a contar com laboratório similar aos da empresa na Alemanha, Áustria e República Tcheca.

Ele destaca que a Akademia é uma ideia inovadora porque visa atender os clientes de panificação e confeitaria da Ireks e de farinha e malte da Agrária. “Nós estamos presentes em todos os estágios dessas cadeias, desde a pesquisa até o beneficiamento, a industrialização e o consumidor final. Temos a tecnologia para isso e queremos mostrar melhor aos nossos clientes, testar os seus produtos, avaliar e desenvolver novas fórmulas. É um centro de excelência de atendimento ao cliente”.

Karl complementou que o suporte aos clientes vai potencializar os produtos da marca no mercado e que o espaço também será utilizado para treinamento dos funcionários. “A ideia inicial era de fazer o centro em São Paulo, onde estão nossos maiores clientes, mas a cultura da empresa diz que ele tem que estar junto da fábrica. Tínhamos demanda também de maltarias e moinho de trigo e optamos por um único centro integrado da Agrária e da Ireks”, complementou.

INTEGRAÇÃO - O cônsul-geral da Alemanha, Axel Zeidler, que participou da inauguração, disse que o Paraná e as empresas parceiras no centro de treinamento já praticam um desenvolvimento sustentável com olhar no futuro da geração de emprego e na preservação do meio ambiente. “Nós conseguimos criar riqueza e também sociedades com bem-estar social. Isso se faz com educação profissional”, disse. “O Paraná acolheu refugiadas alemãs da Segunda Guerra Mundial, tem uma crença solidária. Nós temos que cooperar entre os países e criar sociedades que têm maior chance de crescimento sustentável”, destacou.

EMPRESAS - A alemã Ireks iniciou as atividades em 1856 como maltaria e cervejaria. No Brasil há 15 anos, atua no segmento de misturas prontas para panificação e conta atualmente com mais de 130 colaboradores. No mundo são cerca de 2,9 mil funcionários.

A Cooperativa Agrária é uma das principais produtoras de grãos do Paraná e industrializa suas principais culturas. É dona da maior maltaria da América Latina, com 30% do market share de malte no Brasil. A empresa tem 1.450 colaboradores e 630 cooperados.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na inauguração o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho; os deputados estatuais Cristina Silvestri e Artagão Júnior; e o diretor da Ireks Alemanha, Stefan Soiné.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE