Bolsonaro anuncia projetos e avalia potencial de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Bolsonaro anuncia projetos e avalia potencial de Castro

Evento realizado na tarde desta sexta-feira (5) marcou a efetivação do projeto ‘Roda bem Caminhoneiro’, a entrega de novos títulos fundiários e o aniversário de 70 anos da Castrolanda

Evento realizado na tarde desta sexta-feira (5) marcou a efetivação do projeto ‘Roda bem Caminhoneiro’, a entrega de novos títulos fundiários e o aniversário de 70 anos da Castrolanda
Evento realizado na tarde desta sexta-feira (5) marcou a efetivação do projeto ‘Roda bem Caminhoneiro’, a entrega de novos títulos fundiários e o aniversário de 70 anos da Castrolanda -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento realizado na tarde desta sexta-feira (5) marcou a efetivação do projeto ‘Roda bem Caminhoneiro’, a entrega de novos títulos fundiários e o aniversário de 70 anos da Castrolanda

O presidente Jair Messias Bolsonaro cumpriu agenda no município de Castro durante a tarde desta sexta-feira (5). Durante a solenidade realizada no Parque de Exposições Dário Macedo, o governante anunciou diversas iniciativas. Logo no início do evento, houve a assinatura do termo que prevê a entrega de kits relacionados ao programa ‘Roda Bem Caminhoneiro’.

Além de Bolsonaro, o acordo também foi formalizado pelo ministro da Cidadania, João Roma, e pelo presidente da Cooperativa de Transportes Autônomos de Castro, Rodney Laroca. O projeto deve estruturar e fortalecer cerca de 100 cooperativas de transporte rodoviário de cargas com um investimento total de R$ 17,9 milhões. 

O ‘Roda Bem Caminhoneiro’ é um projeto que conta com o apoio do Governo Federal e surgiu da necessidade da criação de políticas públicas que visam o fomento do setor, com foco na organização dos caminhoneiros autônomos. 

“Hoje tratamos aqui de um ponto muito importante para manter o Brasil funcionando, que é a assistência a todos os caminhoneiros autônomos. Estes profissionais são responsáveis pelo transporte mais de 60% de todas as cargas do país”, destacou Roma, que também relembrou que Castro possui uma das primeiras unidades do programa.

Posteriormente, Jair Bolsonaro realizou um discurso onde destacou o potencial do agronegócio no Brasil e na região dos Campos Gerais. “O setor é uma potência do nosso país. O agronegócio vai bem por que o nosso trabalho é não atrapalhar”, disse o presidente, que também analisou a conjuntura política nacional e destacou a importância da união em prol do desenvolvimento.

“Temos terras férteis onde os produtores trabalham muito bem. O que falta é o entendimento. Não podemos ter inimigos dentro de um mesmo governo”, reforçou Bolsonaro. Segundo o presidente, a pandemia apresentou uma série de desafios para a gestão pública. Antes de se despedir, também agradeceu aos parlamentares e apoiadores presentes no evento.

A solenidade em Castro também foi marcada pela entrega de títulos fundiários definitivos e provisórios por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A consolidação dos projetos contempla propriedades localizadas no assentamento Mãe de Deus, situado no município de Jardim Olinda (PR). A assinatura dos documentos foi realizado por Jair Bolsonaro e outros representantes do setor.

O secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, reforçou a importância da formalização. “Nos últimos 14 anos foram distribuídos dez títulos fundiários ao estado do Paraná. Em pouco mais de dois anos de governo estamos entregando, ao todo, 5.750 títulos”, relembra Garcia, que também falou sobre a importância da manutenção das propriedades rurais.

Programa oferece suporte para a área de transportes

O programa ‘Roda bem Caminhoneiro’ foi anunciado pelo Governo Federal ainda no ano de 2019 com a expectativa de garantir apoio para mais de 100 mil caminhoneiros. O programa deve oferecer assessoria técnica às cooperativas. Serão disponibilizados cem kits, um para cada entidade, que serão formados por contêineres-escritórios, equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e um aparelho de ar condicionado. 

Por meio de um aplicativo do programa, os caminhoneiros autônomos cooperativados terão acesso a uma central de compras digital. Como a cooperativa vai comprar produtos como pneu, lubrificante e peças em grande quantidade, será possível conseguir preços mais baixos.

Encontro marca independência tecnológica do setor agrícola

Parceria. Acordo foi formalizado pelo chefe geral da Embrapa Florestas e pelo diretor-presidente da empresa Sempre Sementes | Foto: Divulgação

A visita de Jair Bolsonaro a Castro também consolidou a assinatura do marco da independência tecnológica do setor agrícola. O acordo foi formalizado pelo chefe geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza e pelo diretor-presidente da empresa Sempre Sementes, Fernando João Prezzotto.

O Termo de Cooperação Geral é considerado um marco para a agricultura em âmbito nacional. As duas empresas já são parceiras em diversos projetos como silenciamento gênico e genes de combate a pragas e doenças. Nesta oportunidade, os empreendimentos unem forças com foco na busca de biotecnologias disruptivas.

Segundo Schaitza, o noco marco representa um passo significativo para o crescimento do ramo produtivo. “O convênio com a Sempre Sementes foi efetivado para desenvolver tecnologias em um processo de risco, no qual compartilhamos o risco do desenvolvimento” explica. “Se tudo der certo, as duas empresas e toda a cadeia produtiva sairá ganhando. Estamos abertos para dialogar com cooperativas e grupos de produtores para gerar uma agricultura mais sustentável”, explicou.

Castrolanda se garante como referência do cooperativismo

O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman, também esteve presente na cerimônia realizada nesta sexta-feira (5), em Castro. Durante o discurso, Bouwman recepcionou Jair Bolsonaro e falou sobre as atividades realizadas pela empresa ao longo dos 70 anos em atividade. “Para nós é muito gratificante receber esta comitiva que atua de maneira tão importante junto ao agronegócio”, disse. 

O responsável pela Castrolanda ressaltou que, ao longo deste período, muitos produtores rurais trabalharam e desbravaram a região dos Campos Gerais. “Essa imigração nasceu em cima do tripé: fé, educação e cooperação.  “Em cima desses pilares, nós ainda nos unimos e olhamos para um futuro próspero e com um grande progresso”, exaltou. “Graças ao cooperativismo, nós podemos trazer soluções renda, emprego, trabalho, e principalmente oportunidade de uma agricultura sustentável para todos os nossos cooperados”, argumenta.

Aline Sleutjes avalia momento histórico para o município

A deputada federal Aline Sleutjes (PSL) foi uma das principais articuladoras da agenda do presidente Jair Bolsonaro nos Campos Gerais. Durante a participação no evento realizado no Parque de Exposições Dário Macedo, a parlamentar destacou que este foi um momento histórico para Castro. “Esta é a primeira vez que o nosso município recebe uma visita presidencial”, relembrou.

Aline também aproveitou a ocasião para exaltar a superação dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade e ajudaram a consolidar o desenvolvimento que se observa atualmente. “Nós enfrentamos todas as dificuldades. O presidente Bolsonaro tem lutado pelo Brasil e por todos nós”, disse.

“Tenho orgulho de ser hoje a vice-líder do governo no congresso nacional e de exercer o cargo de presidente da comissão de agricultura. Me orgulho de representar a todos que estão presentes”, ressaltou Aline, que também falou sobre a importância dos anúncios realizados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE