Amcespar define datas para retomar as aulas presenciais | aRede
PUBLICIDADE

Amcespar define datas para retomar as aulas presenciais

Atividades retornam entre os dias 9 de julho e 2 de agosto em dez cidades da região

Atividades retornam entre os dias 9 de julho e 2 de agosto em dez cidades da região
Atividades retornam entre os dias 9 de julho e 2 de agosto em dez cidades da região -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividades retornam entre os dias 9 de julho e 2 de agosto em dez cidades da região

A Associação dos Municípios da região Centro Sul do Paraná (Amcespar) definiu, nesta terça-feira (29), os prazos para o retorno das aulas presenciais. As cidades devem viabilizar a retomada entre os dias 19 de julho e 2 de agosto. Estas datas foram escolhidas para que as prefeituras analisem o cenário da pandemia antes da volta definitiva das atividades. A decisão afeta a rede municipal de ensino de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

A secretária de educação de Irati, Jandira Girardi, afirmou que as aulas retornarão no dia 19 de julho na cidade, de maneira escalonada. De acordo com o planejamento da pasta, os alunos do 5º ano serão os primeiros a voltar. No entanto, esta retomada será feita com apenas 30% dos estudantes mediante autorização dos pais. “A secretaria realizou uma enquete junto aos responsáveis a respeito desta estratégia de retorno. Aqueles que não autorizaram a presença dos filhos na escola continuarão tendo acesso às aulas remotas”, explica Jandira.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), também estarão autorizados a atender crianças na faixa dos 3 anos de idade a partir do dia 19 de julho. “Este foi um pedido da população e dos próprios funcionários. Como as turmas possuem apenas 15 alunos, não haverá uma restrição de capacidade”, detalha a secretária, relembrando que o retorno destes alunos também depende da autorização dos pais.

Segundo a responsável pela pasta, o início das atividades neste momento ocorre de maneira experimental. “Em Irati, nós elaboramos um cronograma para as escolas municipais e cada instituição está repassando este plano para a comunidade” relata. Desde o início da pandemia, o setor de educação elabora suas ações juntamente com o Centro de Operações Especiais e Fiscalização (Coef), que monitora o cenário da covid-19 em Irati.

Prefeitura de Irati garante insumos para seguir o protocolo

Na entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta terça-feira (29), a secretária Jandira Girardi destacou o trabalho realizado prefeitura na aquisição dos insumos que devem garantir a segurança dos estudantes. “Aos poucos conseguimos adquirir esses materiais, que já foram enviados para as escolas. Também já foi efetuado o pedido por novos produtos”, explica a responsável pela pasta. Nos últimos meses, foram comprados unidades de álcool em gel, máscaras, termômetros e diversos outros insumos previstos nos protocolos de segurança.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE