Receita recebe 239 mil declarações de IR na região | aRede
PUBLICIDADE

Receita recebe 239 mil declarações de IR na região

Número de declarações de IR recebidas na região foi 6% acima do total recebido no ano passado

De acordo com o delegado Demetrius Soares, valor surpreendeu e nenhum problema foi registrado com o programa de envio
De acordo com o delegado Demetrius Soares, valor surpreendeu e nenhum problema foi registrado com o programa de envio -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Número de declarações de IR recebidas na região foi 6% acima do total recebido no ano passado 

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa recebeu 239.536 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) neste ano de 2021, junto aos 64 municípios de abrangência. O valor ficou quase 6% (5,98%) acima do projetado pela delegacia, que esperava receber cerca de 10 mil declarações a menos (229 mil). Somente do município de Ponta Grossa o fisco recebeu 74.377 declarações, valor que foi 4,75% acima do esperado (71 mil declarações).

Na comparação com os valores enviados em 2020, de 225.683 na região e de 70.662 em Ponta Grossa, houveram incrementos de 6,13% e 5,25%, respectivamente. Essa alta não foi uma tendência exclusiva da região, informa o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Demetrius Soares, afirmando que no Brasil, a entrega também ficou na casa de 6% acima do previsto. De qualquer forma, foram altas inesperadas. “Surpreendeu, porque a receita estimou que receberia esse ano o mesmo praticamente, só um pouco acima do recebido em 2020, levando em consideração o cenário da economia, que foi mais conservador em relação anos anteriores. E na pratica ficou em 5% e 6% a mais”, informou. A Receita Federal não emitiu nenhuma nota esclarecendo os motivos pelos quais os valores recebidos tiveram essa alta acima do esperado – no Brasil, a Receita recebeu 34,12 milhões, mais de 2 milhões além do esperado.

Demetrius relata que, por mais um ano consecutivo, não houve nenhum problema com o programa, e que não houve relatos de contribuintes que não conseguiram enviar a tempo devido a algum erro de sistema nas últimas horas, que foram bastante movimentadas. “Constatamos que o contribuinte, ainda que tenha deixado para a última hora, conseguiu transmitir a sua declaração porque sistema da Receita Federal estava apto a receber esse volume maior que se espera na reta final de entrega de declaração”, informou.

Quem perdeu o prazo e está obrigado a enviar a declaração, o sistema ficou fechado nesta terça-feira, e reabre na quarta-feira (2) para receber novas declarações ou declarações retificadoras. Quem perdeu o prazo, e estava obrigado a enviar a DIRPF, precisará pagar a multa, de R$ 165,74 no mínimo, para conseguir prestar as contas ao fisco.

Alguns contribuintes que tiveram retenção na Fonte ainda podem enviar declaração sem multa

Quem teve valor retido na fonte, mas não chegou aos valores mínimos necessários que tornam o envio obrigatório, poderá fazer o envio da declaração a partir desta quarta-feira sem pagar multa nenhuma. De acordo com o delegado, esse envio pode ser feito não só até o fim do ano, mas dentro do prazo de cinco anos. “O contribuinte pode ter sofrido retenções na fonte por ter ficado abaixo do valor que obriga, então ele pode apresentar a declaração que vai ter a restituição integral dos valores. Ele não está sujeito à multa a partir de agora porque não é obrigado a enviar”, diz Soares.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE