Motorhomes surgem como opção para o turismo regional | aRede
PUBLICIDADE

Motorhomes surgem como opção para o turismo regional

Segmento está nos planos do Estado para regionalizar o setor. Diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, detalha potencial do Paraná e dos Campos Gerais para consolidar iniciativas

Segmento está nos planos do Estado para regionalizar o setor. Diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, detalha potencial do Paraná e dos Campos Gerais para consolidar iniciativas
Segmento está nos planos do Estado para regionalizar o setor. Diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, detalha potencial do Paraná e dos Campos Gerais para consolidar iniciativas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segmento está nos planos do Estado para regionalizar o setor. Diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, detalha potencial do Paraná e dos Campos Gerais para consolidar iniciativas

O turismo de motorhomes é um dos segmentos que está nos planos do Governo do Estado e da Prefeitura de Ponta Grossa para estimular a regionalização do setor. A modalidade, ainda em desenvolvimento no país, tem como principal característica a exploração dos atrativos por meio de viagens de curta e longa distância em veículos equipados para garantir o conforto dos passageiros. Nesta segunda-feira (31), o Painel Digital promovido pelo Jornal da Manhã e Portal aRede entrevistou o diretor-geral da Expo Motorhome, Alexandre Boff.

O evento chega à sua 5ª edição em 2021 e, em dezembro deste ano, será realizado na cidade de Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba. Segundo o gestor, a organização espera um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas em quatro dias de evento e já está viabilizando os protocolos de segurança necessários. Além do estímulo ao turismo, a Expo Motorhome também promove a interação entre os viajantes. “Nessa iniciativa, também pretendemos explorar a questão dos acampamentos, que também fazem parte da rotina dos motorhomeiros”, destaca Boff. 

“Este setor busca alavancar o turismo através das viagens. Atualmente, muitas cidades e até mesmo hotéis têm investido em pontos de apoio para os adeptos desta modalidade”, explica o diretor, que também enxerga um grande potencial no estado e na região dos Campos Gerais para o desenvolvimento deste estilo de viagem. “Estivemos em conversas com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, que nos ofereceu um apoio incondicional”, relata o diretor. Ele também relembra a parceria existente com o Grupo Estradeiros do Paraná. 

“Acredito que o segmento de motorhomes pode fazer um bom trabalho junto às prefeituras e os órgãos de turismo do estado. Existe um projeto para que as cidades implementem pontos de apoio aos motoristas”, revela. Atualmente, a pasta responsável pelo turismo no Paraná prevê uma ação conjunta junto às concessionárias do Estado. O objetivo é incluir o atendimento aos veículos motorhome nos postos de serviços aos usuários. Além disso, a secretaria estuda adequar as Unidades de Conservação para acolher esses motoristas e, consequentemente, estimular o ecoturismo.

De acordo com a diretora de desenvolvimento e inovação da pasta, Camila Aragão, o Estado trabalha com a elaboração de um roteiro de pontos turísticos voltados ao segmento Motorhome. "Muitos municípios já possuem estrutura. Nosso trabalho agora é para que o Grupo Estradeiros do Paraná percorra os locais que já possuem estrutura enquanto outros locais estão sendo preparados com estacionamento amplo, tomada elétrica e torneiras para atender as necessidades dos viajantes", afirma. Até o mês de agoste de 2020, a Associação Estradeiros do Paraná possuía cerca de 680 veículos cadastrados no Paraná.

PG pode sediar evento em breve

O secretário de turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, realizou uma visita ao Parque Vila Velha, nas últimas semanas, para discutir sobre a possibilidade da realização de um evento dedicado a motorhomes na cidade. O encontro contou com o gestor executivo do Parque de Vila Velha, Leandro Ribas, e Ivo Bremm, um dos interessados na ação, além da equipe do Departamento de Eventos da Secretaria de Turismo (Setur) de Ponta Grossa. Segundo a pasta, a ideia inicial é de que, caso seja viabilizado, o evento possa contemplar o turismo de motorhomes no Parque Vila Velha, que deve disponibilizar pontos de apoio aos viajantes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE