Reserva define nova central de atendimento para a covid | aRede
PUBLICIDADE

Reserva define nova central de atendimento para a covid

Espaço funciona temporariamente após o aumento no número de casos da doença registrado no município

Espaço funciona temporariamente após o aumento no número de casos da doença registrado no município
Espaço funciona temporariamente após o aumento no número de casos da doença registrado no município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Espaço funciona temporariamente após o aumento no número de casos da doença registrado no município

O novo Centro de Atendimento à covid-19 (CTC)de Reserva, começou a funcionar no início desta semana. O espaço foi definido em caráter excepcional e temporário, tendo em vista a situação de calamidade e colapso iminente do Sistema Único de Saúde (SUS) por conta do crescente número de infecções causadas pelo novo coronavírus no município.

O funcionamento do CTC ocorre de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde atualmente se atende à população do bairro Ferreira. O posto fica localizado ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Reserva, na Rua Coronel. Benjamin Branco, nº. 762. O atendimento primário em saúde dos pacientes que residem no Bairro Ferreira foi deslocado para a UBS da Vila Martins.

Após às 19h, o acolhimento, consulta e diagnóstico de pacientes acontece no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Neste local ocorre o processo de triagem dos pacientes potencialmente infectados. Eles são mantidos em isolamento dos demais pacientes atendidos no hospital.

Todos os pacientes que chegarem a qualquer UBS ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM) com sintomas característicos da covid-19, como febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés estão sendo encaminhados ao novo CTC.

O Pronto Socorro de Reserva realiza somente o atendimento de casos de urgência e emergência, estando os enfermeiros autorizados a dispensar aqueles que se enquadrem como eletivos, após minuciosa classificação de risco e discussão com o médico plantonista.

De acordo com o último boletim divulgado pelas equipes de saúde na terça-feira (9), o município possui 83 casos ativos de covid-19. Três pessoas estão hospitalizadas em leitos de UTI, enquanto duas permanecem em enfermaria. Reserva já registrou, desde o início da pandemia, 23 óbitos e 1.065 casos confirmados.

Saúde recebe maior infraestrutura

Desde o final do mês de fevereiro , a prefeitura de Reserva vem alinhando propostas para melhorar o atendimento em saúde no município. Entre os investimentos previstos está a revitalização de duas UBS, nos bairros Cruzeiro e José Lacerda. Somadas, as obras devem custar R$ 250 mil aos cofres públicos. O governo municipal também viabilizou a chegada e instalação de novos aparelhos de ultrassom e raio-x panorâmico bucal

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE