AMCG envia ofício ao Estado para socorrer municípios | aRede
PUBLICIDADE

AMCG envia ofício ao Estado para socorrer municípios

Prefeituras relatam dificuldades com o avanço da pandemia e solicitam apoio ao Governo do Paraná. Fadel se reuniu com secretário de saúde

Imagem ilustrativa da imagem AMCG envia ofício ao Estado para socorrer municípios
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeituras relatam dificuldades com o avanço da pandemia e solicitam apoio ao Governo do Paraná. Fadel se reuniu com  secretário de saúde

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) protocolou, nesta terça-feira (23), dois ofícios junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ambos os documentos pretendem sanar as principais demandas relatadas pelas prefeituras da região nas últimas semanas.

“Nós prefeitos estamos sofrendo com os efeitos da pandemia. Estamos solicitando apoio para que a situação de nossos munícipes seja amenizada neste período”, explica o presidente da Associação e prefeito de Castro, Moacyr Fadel. Ele esteve reunido com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, na tarde desta terça, para expor o atual cenário dos Campos Gerais.

O primeiro ofício solicita a interferência do Estado quanto à comunicação dos Hospitais que estão atuando como referência contra a Covid-19, sejam eles públicos ou privados, junto aos familiares de pacientes internados com o vírus.

“Em alguns Hospitais, os familiares, mesmo sendo moradores de outros municípios, devem se deslocar para saber sobre a evolução dos casos”, esclarece o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto. “E nestes dias, a comunicação feita ainda não passa de minutos”, dispara.

Para tentar sanar o problema, a Assembleia de prefeitos da AMCG, bem como seus gestores de Saúde, solicitaram, por meio de ofício, a padronização dos contatos de familiares de pacientes com Covid-19. A AMCG sugeriu o encaminhamento de mensagens diárias via whatsapp sempre em um mesmo horário, por exemplo. Outra sugestão é a realização de chamadas de vídeos entre familiares e pacientes.

. O segundo ofício encaminhado para o governo estadual pede o reativamento do serviço ambulatorial para transporte de pacientes com, ou sob suspeita de Covid-19. “Este serviço foi cancelado pelo Estado no mês de janeiro, o que está sobrecarregando o nosso Samu Regional”, esclarece Fadel.

Fim de contrato prejudica transporte de pacientes

O último final de semana foi decisivo para o pedido do retorno dos serviços do Estado quanto ao transporte de pacientes diagnosticados com Covid-19. “Recebemos muitas reclamações”, contou o prefeito de Castro, Moacyr Fadel. As ambulâncias que prestavam o serviço por meio do Estado foram retiradas devido ao término do contrato com a empresa prestadora do serviço. “Esta situação acumulou a demanda dentro dos municípios”, completou Fadel, destacando que o governo estadual deve buscar solução emergencial para resolver a questão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE