Câmara de Reserva aprova adesão ao CimSamu | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de Reserva aprova adesão ao CimSamu

Após o parecer favorável, gestão municipal aguarda um procedimento burocrático para oficializar a prestação do atendimento

Após o favorável, gestão municipal aguarda um procedimento burocrático para oficializar a prestação do atendimento
Após o favorável, gestão municipal aguarda um procedimento burocrático para oficializar a prestação do atendimento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após o parecer favorável, gestão municipal aguarda um procedimento burocrático para oficializar a prestação do atendimento

A Câmara de Vereadores de Reserva aprovou, na manhã desta quinta-feira (18), o projeto de lei que sinaliza a entrada do município no Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu). A aprovação da medida ocorreu de forma unânime pelos parlamentares.

A partir deste parecer favorável, será realizada uma assembleia entre os prefeitos dos municípios que já aderiram ao consórcio. Neste encontro, será definida a entrada de Reserva no CimSamu. O início da prestação de atendimentos de urgência também depende da elaboração e assinatura de um contrato de rateio.

“É de grande importância a aprovação desse projeto, pois constitui uma ferramenta importante para o serviço de Urgência e Emergência do Município, que agiliza o atendimento nesta área”, explica o secretário municipal de saúde, Hudson Guimarães. “Agora precisamos agilizar a montagem da base do Samu no município e montar uma equipe específica. A Secretaria já possui os recursos necessários para colocar o serviço em funcionamento, portanto agora, teremos de enfrentar a parte burocrática desse processo”, destaca o secretário em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede.

Guimarães também destacou que, em uma perspectiva otimista, a secretaria de saúde de Reserva espera iniciar os trabalhos em um prazo de 45 a 60 dias. “Não descansaremos até que o atendimento da urgência e emergência atinja mudanças importantes, assim como as outras áreas da saúde em Reserva”, reforça o secretário, que relembrou a cobrança por parte dos moradores em relação à entrada do município no consórcio.

O diretor do CimSamu, Jaime Menegoto, também ressaltou a importância desta sinalização positiva por parte dos vereadores. “As conversas iniciaram em 2017 e o município foi contemplado com a viatura doada pelo ministério da saúde em 2019. Portanto, com essa aprovação, o município dá um importante passo para integrar ao plano estadual de emergências do Samu”, explica o gestor.

Consórcio já abrange quase toda a região dos Campos Gerais

O diretor do CimSamu, Jaime Menegoto, também destacou o alto índice de cobertura do consórcio nos Campos Gerais. O gestor destaca que, ao todo, quatro bases de suporte avançado atendem os municípios da região. Com isso, o CimSamu presta atendimento à 28 cidades e cerca de 1 milhão de habitantes. Essas ambulâncias de suporte avançado estão localizadas em Ponta Grossa, Irati, Castro e Telêmaco. “Com a inclusão do município de Reserva, fica faltando apenas o município de Porto Amazonas para aprovar sua adesão ao consórcio”, relembra.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE