Portal aRede consolida ano com números recordes | aRede
PUBLICIDADE

Portal aRede consolida ano com números recordes

Número de visualizações de páginas cresceu 20,3% na comparação com 2019 e fechou 2020 em 43,9 milhões

Portal teve mais de 6,6 milhões de visitantes únicos em 2020
Portal teve mais de 6,6 milhões de visitantes únicos em 2020 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Número de visualizações de páginas cresceu 20,3% na comparação com 2019 e fechou 2020 em 43,9 milhões

O ano de 2020, que já ficou encravado na história da humanidade pela reinvenção e ressignificação da vida diante de uma pandemia mundial, também marcou um período de números positivos e recordes para o Portal aRede. Maior portal de notícias dos Campos Gerais e um dos maiores do Paraná, aRede se beneficiou de seu pioneirismo, seriedade e credibilidade para crescer e se destacar em um momento em que a informação com responsabilidade foi tão importante como nunca.

Diante da necessidade da população de buscar informações sobre o novo vírus que estava chegando à região, e de um momento em que houve o fechamento de todo tipo de empresas com serviços não essenciais, o Portal aRede teve seus maiores índices de acessos do ano nos meses de março e abril. Isso contribuiu para que o portal aumentasse em 19% o número de sessões e atingisse 43,89 milhões de visualizações de páginas, o que representa um crescimento de 20,3% na comparação com os 36,48 milhões de ‘page views’ registradas em 2020. Com isso, em uma análise diária, o Portal fechou o ano de 2020 com 20,86 milhões de visitantes, sendo 6,63 milhões de usuários únicos.  

“A pandemia acelerou demais a migração de todas as plataformas, o consumo da informação e a aquisição de bens e serviços no meio digital. Nesse sentido o Portal aRede se consolidou de forma impressionante no cenário de Ponta Grossa e região, tanto quanto plataforma de notícia e difusão de informação, quanto plataforma de negócios, para a visibilidade de empresas locais”, destaca Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede, que além do Portal aRede, inclui o Jornal da Manhã e outras publicações editoriais e plataformas digitais. Como ele lembra, no ano passado as principais plataformas na internet no mundo cresceram, com um fortalecimento e aceleração do digital, havendo uma migração do acesso e audiência das mídias tradicionais, como do impresso, TV aberta e do rádio para a internet.

Para Eloir, além desses motivos mais ‘globais’, alguns específicos do Portal aRede foram diferenciais para que se destacasse, de modo a apresentar esses crescimento de acessos na casa dos dois dígitos. “Primeiro porque aRede é pioneira: desde 2013 faz um trabalho sério, sistemático, com rotina de trabalho, emprestando a credibilidade e tradição do Jornal da Manhã, que está indo para 66 anos. E neste momento que houve a explosão do digital, aRede absorveu esse crescimento porque já estava preparada, por estar consolidada por sua credibilidade e o modelo de produção que adotamos, com lives, notícias em tempo real, no momento que acontece”, informou, reforçando o slogan 'Aconteceu! Tá na aRede!'.

O mês de abril foi o que teve o maior número de acessos em 2020. Nestes 30 dias, marcados pelo crescimento dos primeiros casos do coronavírus na cidade, 1,26 milhão de usuários únicos passaram pelo Portal aRede, os quais iniciaram 3,19 milhões de sessões e somaram 4,92 milhões de visualizações de página. Na comparação com abril de 2019, houve uma alta de 65% em visitantes, 75,4% em sessões e 65,8% em visualizações de página. Dezembro, o último mês do ano, somou mais de 800 mil usuários únicos, que iniciaram 2,5 milhões de sessões e contabilizaram 4,1 milhões de visualizações de páginas – em relação ao último mês de 2019, houve crescimento de 38,9% nas sessões e 36,4% nas visualizações de páginas.

Maior parte da audiência é regional e tem entre 25 e 44 anos

O maior público do Portal aRede é, em sua maioria, mulher, que mora na região de Ponta Grossa, acessa pelo smartphone e tem idade entre 25 e 44 anos. Esse foi o perfil mais usual no decorrer do ano de 2020, como mostram os dados do Google Analytics. O acesso de pessoas do gênero feminino somou 57,1%, e a grande maioria das pessoas que utilizou o Portal em 2020, um total de 85%, entrou pelo smartphone. Quando à idade, as principais faixas etárias são entre 25 e 34 anos, e depois entre 35 e 44 anos, que corresponderam a quase 50% do público da aRede.

Ponta Grossa, onde está a sede do Portal, liderou em acessos, mas a capital paranaense e municípios da região tem uma expressiva participação na audiência.  “A grande maioria do nosso público é local e regional. Considerando Curitiba, Campos Gerais e Ponta Grossa, temos um público 50% regional. Depois, temos audiência muito grande nas principais cidades do Brasil”, detalhou Rodrigues. Ponta Grossa representou 20% desse total de acessos, mas Curitiba aparece logo na sequência. Depois aparecem municípios da região, com destaque para Carambeí, e também as capitais nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, entre outros. Do Brasil, vieram 93,5% dos acessos, e no exterior, a maior quantidade de cliques veio dos Estados Unidos (255 mil usuários, ou 3,8%), Noruega (0,5%), Portugal (0,46%) e Argentina (0,13%).

Nas redes sociais, acrescenta Eloir, a grande maioria é de Ponta Grossa: pessoas do município correspondem a 84% do público do Instagram e a 73,5% do Facebook. E a exemplo do site, vale a mesma lógica para a faixa etária de maior audiência, entre 25 e 44 anos, e o gênero feminino como a maioria, com 63,4% no Instagram e 61,5% dos seguidores no Facebook.

Novas iniciativas foram priorizadas com a pandemia

Durante o período da pandemia, especialmente nos primeiros meses da chegada do vírus, além das informações referentes ao vírus em si, e as formas de prevenção e cuidados necessários para com a doença, o Portal aRede realizou uma série de especiais e lives, que contribuíram na divulgação de trabalhos e movimentação da economia em um período de restrições. “Tivemos, por exemplo, uma série de lives com o meio artístico e cultural da cidade e região, que ficaram sem se apresentar e sem ter como trabalhar. Então abrimos esse espaço com lives diárias, e fizemos a série ‘aRede Delivery’, mostrando os estabelecimentos do setor gastronômico que estavam trabalhando na pandemia. Quando todos estavam fechados em casa, precisando comer, e empresários precisando vender, fizemos o trabalho de aproximar os públicos”, disse Rodrigues.

Já no segundo semestre, do período da celebração da democracia com as eleições municipais, o Portal aRede foi pioneiro ao fazer o primeiro debate online com todos os candidatos a prefeito. “Fizemos um debate com os pré-candidatos a prefeito e depois os pré-candidatos a vice. No primeiro turno, fizemos dois de prefeitos e dois de vice, sendo o último debate do primeiro turno. E depois, o penúltimo do segundo turno. Foram sete debates, com recordes de audiência com lives, com seriedade e credibilidade, que contribuíram com o processo eleitoral em momento de pandemia”. No decorrer do ano também foram realizadas parcerias de conteúdo, como com o Campos Gerais Rural (agronegócio), o Momento Cavalli (qualidade de vida) e o Doc.com, com as séries de entrevistas com pré-candidatos e candidatos, apresentadas pelo jornalista Eduardo Farias.

Projetos ganharam novo conceito

Dois tradicionais projetos do Portal aRede e do Jornal da Manhã ganharam espaço no meio digital no período da pandemia. Foram o anuário ‘Caminho dos Campos Gerais’ e a revista anual ‘O melhor da Educação’. “O anuário abordou a forma que a região estava reagindo à pandemia, e fizemos um painel digital, trazendo discussões relevantes sobre a retomada econômica da região, com entrevistas de representantes de várias entidades representantes do setor. E no final do ano tivemos o Painel da Educação, em que escolas ligadas ao Sinepe tiveram a oportunidade de expor sua estrutura e suas características, estreitando a relação com a comunidade”, conclui Rodrigues.

Redes sociais ganham seguidores e atingem milhões de pessoas por mês

A audiência e o acesso às informações do Portal aRede vão muito além do site e dos números comprovados pelo Google Analytics. O grupo aRede está presente em diversas redes sociais, que potencializam a disseminação das informações idôneas e de qualidade, gerando as ‘reações’ e estimulando debates sobre o momento atual junto às postagens dos assuntos. “Estimamos que atingimos cerca de 3 milhões de pessoas por mês, considerando o portal, as redes socais, o jornal impresso, nossos projetos. E essa audiência tende a crescer com as novas plataformas que vamos lançar”, reforça o jornalista Eloir Rodrigues.

Somente no Facebook, por exemplo, que é a rede social mais popular do Brasil, o Portal aRede conta com 164,5 mil seguidores, além de 148,8 mil pessoas que curtem a página. No total do ano passado, a página do Portal aRede atingiu 4,83 milhões de pessoas diferentes, apresentando um crescimento de 26,9% no alcance. “Somente em novembro, por exemplo, o alcance foi de quase um milhão. E em um dia de junho, tivemos um pico de 291,9 mil”, recorda Rodrigues. “E a maior parte dessa audiência é da região; as redes sociais têm uma audiência muito local. Cerca de 70% é Ponta Grossa, e a maior parte do restante são de municípios da região”, analisa.

Ainda no Facebook, as mais de 3,6 mil postagens realizadas em 2020 receberam 6,2 milhões de interações, o que resulta em uma média de 1,7 mil interações (reações, compartilhamentos, comentários ou cliques) por post. Algumas matérias se destacaram na rede social, como uma que resultou em mais de 22 mil compartilhamentos, e os debates, que geraram inúmeras interações, como o último do primeiro turno, que rendeu 21,1 mil comentários. Uma live, sobre um confronto armado com policiais, que ocorreu em dezembro em Ponta Grossa, teve um alcance de 317,6 mil pessoas.

No Instagram, o Portal aRede apresentou um crescimento expressivo em 2020, saltando de 27,8 mil seguidores, em 31 de dezembro de 2019, para os atuais 42,5 mil, o que representa uma alta de 53,1%. A maior proximidade dos ‘stories’ com quem acompanha o Portal aRede resultou em 13,3 milhões de interações nas 4,6 mil postagens, o que significa 2,9 mil interações por story publicado. Quanto aos posts no Instagram, os mais curtidos superaram 20 mil impressões.

O Portal aRede ainda está presente em outras duas tradicionais redes, no Youtube e no Twitter. No canal do Youtube há a transmissão de todas as lives e os vídeos produzidos pelo portal, onde o número de inscritos cresce mês a mês, por parte das pessoas em ficarem sempre bem informadas com conteúdo de vídeo. Somente no ano passado foram 1,9 milhões de impressões de vídeos, ou seja, os vídeos do Portal foram mostrados quase 2 milhões de vezes aos usuários da plataforma.

Os expressivos números e o crescimento também observado nas redes socais, explica Eloir Rodrigues, além da migração natural, foram estimulados pelo jornalismo público priorizado pelo Portal aRede, que fica evidente nas redes. “Os investimentos publicitários também migraram para o meio digital, porque as empresas viram que hoje é onde os negócios acontecem. E o jornalismo público, ligado a questões importantes para a comunidade, para a cidade e região, consolidou a audiência do Portal aRede quando na pandemia todos migraram para o digital. Então tudo isso, ligado a um jornalismo sério, isento e responsável, justifica esses números atingidos”, assegura o diretor de jornalismo do Portal.

Grupos de Whatsapp reforçam alcance de milhares de pessoas

Além de todas as redes sociais tradicionais, o Portal aRede está presente no popular aplicativo de mensagens WhatsApp. Nele, o Portal mantém inúmeros grupos com um público bastante segmentado, como por exemplo de bairros da cidade, e assuntos específicos em comum, como grupos de política, esporte, entre outros. São notícias difundidas na hora do fato, que são recebidas na palma da mão do seguidor do Portal. “Nos grupos de Whats, que são quase 60, quando uma notícia é disparada de forma simultânea, ela atinge aproximadamente 12 mil pessoas, que começam a compartilhar e aí não temos controle. Então se somar o acesso do Portal em si com as redes sociais, isso forma uma audiência gigantesca”, declara Eloir Rodrigues. 

Imagem ilustrativa da imagem Portal aRede consolida ano com números recordes
 
Imagem ilustrativa da imagem Portal aRede consolida ano com números recordes
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE