PM realiza operação em PG e cidades da região | aRede
PUBLICIDADE

PM realiza operação em PG e cidades da região

Operação Vida compreendeu a presença em bairros dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva

Operação foi realizada em Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva
Operação foi realizada em Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Operação Vida compreendeu a presença em bairros dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva

A Polícia Militar realizou, através do 1º BPM e do 4º CRPM, mais uma Fase da Operação Vida, compreendendo a presença em bairros dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva, em regiões previamente estabelecidas. As ações foram iniciadas na noite de sexta-feira (29), com o objetivo de combater crimes dolosos contra a vida e seus crimes transversais. Em Ponta Grossa, as atividades contaram também com ações de fiscalização urbana, integradas com a prefeitura de Ponta Grossa, através de sua Guarda Municipal e fiscais da Vigilância Sanitária, na qual também foi fiscalizado o cumprimento do Decreto Municipal no 18.290/2021, referente ao ‘Toque de Recolher’.

A Operação Vida está sendo realizada desde o dia 25 deste mês de janeiro, a nível estadual. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio. Somente em Ponta Grossa, com essa operação, 227 pessoas foram abordadas, 37 veículos abordados, seis locais foram vistoriados, e duas pessoas foram presas por tráfico. Este caso do tráfico foi registrado na rua Luiz Noga Maciel, no bairro Neves, onde a equipe abordou um casal em atitude suspeita em via pública, e após uma busca pessoal, 28 pedras de crack foram encontradas na bolsa de mulher, de 20 anos. Seu marido, de 19, afirmou que a droga era dele, o qual ofereceu resistência, mas foi contido e levado à 13ª SDP.

Nos municípios da região não houveram prisões. Em Castro, 90 pessoas foram abordadas e nove locais vistoriados, enquanto que em Jaguariaíva, 28 pessoas foram abordadas, 10 veículos abordados, e três locais vistoriados

Por outro lado, quanto à operação AIFU em Ponta Grossa, a ação integrada de fiscalização na cidade, dos 103 estabelecimentos fiscalizados, seis estavam abertos, desrespeitando o ‘Toque de Recolher’. Eles foram autuados e notificados. Além disso, três denúncias foram atendidas. No total, 121 pessoas foram orientadas e 15 pessoas abordadas com busca pessoal.

Motivos da Operação

O planejamento da Operação Vida decorre do último Relatório Estatístico Criminal produzido pela Polícia Militar, referente ao ano de 2020, o qual apontou aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo, também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo, e 34% dos homicídios registrados têm relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise, constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes – como tráfico de entorpecentes, e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares. Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/bairros, a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE