Crea apresenta proposta para candidatos de Telêmaco Borba | aRede
PUBLICIDADE

Crea apresenta proposta para candidatos de Telêmaco Borba

Iniciativa conta com a parceria da Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB) e da Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA)

Dois candidatos à Prefeitura receberam propostas da Agenda Parlamentar do Crea-PR
Dois candidatos à Prefeitura receberam propostas da Agenda Parlamentar do Crea-PR -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa conta com a parceria da Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB) e da Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA)

Dois candidatos a prefeito de Telêmaco Borba, Dr Márcio Matos (PDT), representado pelo assessor Luis Fernando Matos, e Thiago Chamorra (PSD), representado pelo vice Luiz Ademir dos Santos, conheceram nesta quinta-feira (22), através de uma apresentação online, a proposta para o Município na implantação de políticas públicas relacionadas ao planejamento urbano. O tema foi definido em conjunto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), pela Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB) e pela Associação Centro-Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais (ACSPEA) e faz parte do programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate”.

A proposta para a inclusão em planos de governo dos prefeituráveis foi apresentada por meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR.

Conforme explica o gerente do Crea-PR regional Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, a sugestão é que o futuro gestor crie um Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano em Telêmaco Borba, integrando as políticas de planejamento de todas as pastas em um único orgão. “A cidade tem uma economia bastante ativa em função das empresas de grande porte. A criação do Instituto permitirá um planejamento a longo prazo e um crescimento organizado”, frisa.

O gerente do Crea-PR reforça que os candidatos podem acessar os materiais disponíveis no site https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/ e conhecer os temas sugeridos para a implantação de políticas públicas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

“Propomos temas que podem ser implementados nos planos de governo e também soluções comuns à administração pública. Nosso objetivo, após as eleições, é aprofundar a discussão com o novo gestor e cobrar a implantação”, reforça Vânder.

Para o presidente da AETB, Engenheiro Civil Sandro Dias Baptista, a Agenda Parlamentar é uma oportunidade de contribuir com o futuro gestor, com a apresentação de propostas técnicas desenvolvidas e debatidas entre profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. “A Agenda abre espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas, identificando os principais problemas e apontando soluções”, pontua.

A apresentação online contou com a participação do gerente do Crea-PR, Vânder Della Coletta Moreno; do presidente da AETB, Engenheiro Civil Sandro Dias Baptista; Inspetor do Crea-PR, Engenheiro Civil Alessandro Talevi; Conselheiro do Crea-PR, Engenheiro de Minas Peter Lemr Junior; Engenheiro Mecânico João Hul; presidente da ACSPEA, Heloísa Pontarolo; Engenheiro Agrônomo Roberto Franzini e da coordenadora de Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb), Kelly Cristiane Iarosz.

Agenda Parlamentar

A Agenda Parlamentar é um dos programas mais importantes do Crea-PR. Os materiais produzidos para a edição de 2020, por conta das eleições municipais, estão disponíveis no site do programa. São 30 cadernos técnicos finalizados e outros 10 em produção que serão publicados nos próximos dias. Já o total de EBDMs soma mais de 200 estudos de diversos temas.

Integram o Crea-PR quase 90 Entidades de Classe e 70 instituições de Ensino Superior. Ao todo, são mais de 100 mil profissionais e 20 mil empresas registradas no Conselho. Já a formação acadêmica contempla mais de 500 cursos superiores e cerca de 100 mil acadêmicos nas áreas afetas às Engenharias, Agronomia e Geociências.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE