Irati confirma primeiro caso suspeito de Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Irati confirma primeiro caso suspeito de Covid-19

O caso foi confirmado pelo chefe da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, e pelo farmacêutico da Vigilância Epidemiológica, Acácio Renze

O caso foi confirmado pelo chefe da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, e pelo farmacêutico da Vigilância Epidemiológica, Acácio Renze
O caso foi confirmado pelo chefe da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, e pelo farmacêutico da Vigilância Epidemiológica, Acácio Renze -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nesta segunda-feira (16), em entrevista ao Portal Clique, o chefe da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, e o farmacêutico da Vigilância Epidemiológica, Acácio Renze, confirmaram o primeiro caso de suspeita de coronavírus em uma pessoa residente em Irati.

A pessoa, que tem 57 anos, voltou de uma viagem à Itália há 12 dias e começou a apresentar os sintomas da Covid-19. “Ela recebeu orientações no aeroporto e ficou em isolamento, não saiu de casa, mas voltou a apresentar os sintomas. Hoje, fez contato com a unidade de saúde. Foi realizada a notificação e a coleta enviada para exames no Laboratório Central do Estado (Lacen). O caso está em investigação”, relata Renze.

As informações são de que a pessoa cumpriu todos os protocolos, como isolamento, não saindo de casa e nem recebendo visitas. O seu quadro é estável, considerado leve. Ela não possui nenhuma cormobidade. “O momento não é para pânico. O Coronavírus era uma situação esperada. Os profissionais da saúde estão preparados e orientados”, destaca Trevisan.

O chefe da 4ª Regional ainda ressalta que a prevenção é essencial, e que se segue o mesmo protocolo de casos de H1N1 – vírus que já matou pessoas na região e que o setor de Saúde inicia campanha de vacinação no próximo dia 23 de março. “Precisamos entender que se ganharmos tempo com prevenção, com a higiêne e evitando aglomerações de pessoas,  haverá menos mortalidade”, informa.

Renze acrescenta que se a pessoa sentir algum sintoma do Coronavírus o ideal é ligar para uma unidade de saúde. Sair de casa para procurar atendimento somente em casos como de desconforto respiratório, febre alta – algo que atrapalhe a permanência na residência. “Lembramos que hoje são considerados casos suspeitos aqueles que estiveram em qualquer outro país e que teve contato com alguém com o coronavírus”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE