Projetos de lei devem mudar o transporte público de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Projetos de lei devem mudar o transporte público de Castro

Municipalização do serviço deve ser discutida nos próximos meses e pode se tornar realidade ainda em 2020

Imagem ilustrativa da imagem Projetos de lei devem mudar o transporte público de Castro
-

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Municipalização do serviço deve ser discutida nos próximos meses e pode se tornar realidade ainda em 2020

Os recentes casos de problemas envolvendo a concessionária de transporte coletivo de Castro levaram o governo municipal a estudarem uma proposta ousada, e que já está em pauta nos Campos Gerais: a municipalização deste serviço público. A proposta foi anunciada pelo prefeito Moacyr Fadel nesta sexta-feira (13), em meio a diversos problemas relatados por usuários da Viação Cidade de Castro (VCC), conforme a própria Prefeitura argumentou.

Como a comissão que discutirá a possibilidade de colocar este projeto em prática foi formada ainda na manhã de sexta, os estudos que precisam ser realizados para a elaboração do projeto de lei ainda nem começaram. Portanto, o governo municipal ainda não sabe dizer, por exemplo, se o usuário pagará mais barato pela passagem e não pode informar qualquer prazo para a votação na Câmara e Vereadores ou implantação do projeto na cidade.

O objetivo do grupo é analisar a melhor maneira de oferecer o transporte público à população, tendo em vista as reclamações e dúvidas frequentes das últimas semanas quanto ao não cumprimento dos horários de circulação e outros problemas nas linhas.

Além das reclamações de usuários a respeito de atrasos e outros problemas relacionados ao serviço prestado, nesta semana os passageiros passaram uma manhã inteira sem poder contar com o serviço. Isso porque motoristas e cobradores da VCC, organizados pelo Sintropas-PG, cruzaram os braços alegando descumprimento de um acordo salarial firmado em fevereiro deste ano. A paralisação da última quinta-feira (11) durou até o meio-dia, quando um novo encontro entre sindicato e empresa foi marcado para solucionar o entrave.

De imediato, a Prefeitura também está colocando profissionais em algumas linhas de ônibus para entrevistar os usuários do transporte coletivo com o intuito de levantar a opinião dos mesmos e outros problemas possíveis. “Essa ferramenta de pesquisa também vai nos auxiliar nas decisões futuras sobre como deve funcionar o transporte coletivo”, disse o prefeito Moacyr Fadel Junior.

Tarifa

Desde meados do ano passado, os passageiros de Castro pagam mais caro para andar de ônibus da cidade. No dia 12 de agosto, foi aprovado o novo valor da tarifa, saindo de R$ 3,25 para R$ 3,40. O aumento de 15 centavos no preço da passagem corresponde a uma alta de 4,6%. O contrato entre Município e Viação Cidade de Castro foi assinado em 2013 e tem validade por dez anos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE