Jaguariaíva discute implantação de parque municipal | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva discute implantação de parque municipal

Conselho foi criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque.

Conselho foi criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque.
Conselho foi criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Conselho foi criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque.

A primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo Gestor do Parque Estadual do Vale do Codó reuniu representantes de diversas instituições em Jaguariaíva. O Conselho foi criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque.

Através da reunião, conduzida pela socióloga do Instituto Águas e Terra, Shirle Margaret dos Reis Branco, os presentes levantaram pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da criação do Parque. O objetivo é que a unidade tenha um modelo sustentável de preservação, conservação e uso público turístico. 

Os conselheiros aprofundaram-se em pautas como questões fundiárias, criação do plano de manejo e de uso público, pois o local possui riquíssima fauna, flora e conjunto rochoso que compõe sua beleza cênica, além de abrigar o trecho mais longo contínuo do cânion do rio Jaguariaíva chamado Vale do Codó.

Como exemplo futuro deste trabalho, Jaguariaíva já conta com o Parque Estadual do Cerrado, unidade já consolidada que possui pontos incríveis de visitação guiada como o chamado Encanadão, trecho de beleza cênica do cânion formado pelo rio Jaguariaíva.

Estima-se que com a criação efetiva do Parque Municipal do Vale do Codó, o município passe a arrecadar cerca de R$ 500 mil em ICMS por ano, além do plano de manejo garantir a proteção do parque, através das normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC).

A área de abrangência do parque com aproximadamente 800 hectares de área, se estenderá desde o Lago Azul até as proximidades do Bairro Jangai. São aproximadamente 9 km de extensão e um paredão de pedras a 20 metros de altura do chão, que por sua vez é coberto de mata virgem e centenas de espécies de animais.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE