Demanda por Engenheiros Ambientais cresce na região | aRede
PUBLICIDADE

Demanda por Engenheiros Ambientais cresce na região

Região dos Campos Gerais conta com 498 Engenheiros Ambientais. No Paraná, são quase 1.500 profissionais

Região dos Campos Gerais conta com 498 Engenheiros Ambientais. No Paraná, são quase 1.500 profissionais
Região dos Campos Gerais conta com 498 Engenheiros Ambientais. No Paraná, são quase 1.500 profissionais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Região dos Campos Gerais conta com 498 Engenheiros Ambientais. No Paraná, são quase 1.500 profissionais 

O Engenheiro Ambiental tem despertado cada vez mais a atenção das empresas. Com um mercado de trabalho considerado promissor, em função da atividade agropecuária e do crescimento do setor industrial, a região dos Campos Gerais conta atualmente 498 profissionais registrados junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), sendo que, deste total, 46 estão lotados em Ponta Grossa. Em todo o Estado são quase 1.500 profissionais. 

Por ser uma profissão relativamente nova, com quase 20 anos de criação, um dos principais desafios é estabelecer o equilíbrio entre as atividades humanas e o meio ambiente. A Engenheira Ambiental Jerusa Tonete Felde, formada há três anos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Irati, conta que a escolha pela profissão é resultado da preocupação com os desastres ambientais, fruto, na maioria das vezes, da irresponsabilidade humana.  “É grande o número de empresas que preferem esperar uma autuação para só então ir atrás do processo de licenciamento ambiental”, comenta.  

A demanda por profissionais da área, segundo ela, é cada vez maior em função da legislação, que está mais rígida, o que obriga empreendedores a assumirem a responsabilidade ambiental em seus negócios. Há três anos, ela atua em uma empresa especializada em Monitoramento de Emissões Atmosféricas e Consultoria Ambiental, para os setores da indústria, comércio e serviços. 

Dentre os serviços mais demandados estão o monitoramento da qualidade do ar, de gases e material particulado total, além de planos de controle ambiental, planos de gerenciamento de resíduos sólidos, processos de licenciamento ambiental, monitoramento da qualidade da água para consumo humano e monitoramento de efluentes líquidos, entre outros. 

Formada há quatro anos pelo Centro Universitário de União da Vitória (Univ), a Engenheira Ambiental Amanda Rerana relata que, diariamente, se depara com situações de interferência ambiental. “Equilibrar o desenvolvimento e preservar o ambiente é um grande desafio. O Engenheiro Ambiental está o tempo todo desenvolvendo habilidades e se aperfeiçoando para garantir a qualidade do meio ambiente e consequentemente da população”, reforça. 

Para a Engenheira Ambiental Karoline Mello Milek, formada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em 2017, a profissão apresenta potencial de crescimento em função da abrangência de atuação. “A população tem desenvolvido a conscientização ambiental criando novos caminhos que favorecem a nossa consolidação dentro do mercado de trabalho”, explica. 

Atuando como Analista Ambiental, em Pato Branco, ela acredita que o Engenheiro está cada vez mais preparado para o estudo e análise dos recursos, com o objetivo de promover o crescimento socioeconômico com qualidade e responsabilidade. “Somos os únicos profissionais capazes de interligar as técnicas de engenharia com os aspectos naturais”, frisa. 

ACSPEA

Com o objetivo de aproximar os Engenheiros Ambientais dos Conselhos de Classe e aumentar a representatividade dos profissionais, Ponta Grossa e região conta com a Associação Centro Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais (ACSPEA). À frente das atividades está a Engenheira Ambiental Heloísa Pontarolo, que considera que a associação tem promovido a união dos profissionais, além de incentivar a participação em eventos, campanhas, cursos e promoções em prol da valorização da profissão. 

“Temos um mercado regional promissor, com profissionais abertos a novos desafios e que ocupam cargos em importantes empresas e órgãos públicos, cada vez mais preocupados e interessados em atender as legislações municipais, estaduais e federais”, completa. 

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE