Palmeira recebe espetáculo e oficina teatral gratuitos | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira recebe espetáculo e oficina teatral gratuitos

As apresentações acontecem nesta sexta (27), no auditório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, às 16 horas e às 19h30

O espetáculo de teatro-dança ‘Os 50tões’, da Cia Radicalidade, tematiza o alvorecer da terceira idade
O espetáculo de teatro-dança ‘Os 50tões’, da Cia Radicalidade, tematiza o alvorecer da terceira idade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As apresentações acontecem nesta sexta (27), no auditório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, às 16 horas e às 19h30

Nesta sexta-feira (27) o espetáculo de teatro-dança ‘Os 50tões’, da Cia Radicalidade, será exibido gratuitamente em Palmeira em duas sessões. As apresentações acontecem no auditório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, às 16 horas e às 19h30.

O espetáculo tematiza o alvorecer da terceira idade, discorrendo sobre as questões relacionadas ao envelhecimento no contexto da sociedade atual:

“Fazer cinquenta anos é um marco na vida de qualquer um. É uma conquista e tanto chegar a meio século de idade, digna de festejo e busca-pés. É prova de que resistimos a um número de intempéries que deixou grandes campeões para trás. É quando as ilusões primárias sobre nós mesmos e sobre o mundo já acabaram e o pensamento se volta às questões práticas da vida. A disposição não é mais a mesma, o cansaço vem mais rápido, a paciência se esgota facilmente. Entre as preocupações diárias de um cinquentão é comum figurar a celebre questão: Como vai ser lá na frente, se tiver a sorte de chegar tão longe? Quem vai cuidar de mim quando eu não puder mais fazê-lo?

Além deste tipo de fantasma que apavora o neófito da terceira idade e da farpa inevitável dos questionamentos sobre a vida após a morte, existem algumas vantagens no engrossar do tempo, ao que parece, pois tudo é sempre uma questão de olhar. Presume-se que a pessoa começa a valorizar mais a voz do que a facha. Admirar o charme e a conversa mais do que a posição ou poder. Se incomodar menos com quinquilharias, não perder tempo com bobagens, ser mais razoável, valorizar a saúde, se apegar ao que é realmente importante. Enfim, o cinquentão se julga alguém um pouco mais preparado para a vida, inda que seja apenas um pote de leite coalhado.

Ao realizarmos esta peça, esta festa baile, quisemos contemplar os questionamentos que ocorrem aos recém-chegados ao limiar do crepúsculo, refletindo sobre os aspectos positivos e negativos do envelhecimento, atentos às sombras e desafios que cercam nossa contemporaneidade.

A dramaturgia desenvolvida pela Cia Radicalidade inclui cenas com música, dança e poesia em Língua Brasileira de Sinais. Buscamos inspiração em Simone de Beauvoir, que soube cantar lindamente o entardecer, em Augusto dos Anjos, que na Olimpíada da vida partiu aos 30 anos mal completos, mas deixou versos iluminados, no decano Bob Dylan, em Herberto Helder, o português que chegou à marca dos 85, e em Antônio Francisco, de Mossoró, que aos 68 anos diz que ainda não tem toda essa idade. Incluímos também o melhor que encontramos na filosofia sobre a perspectiva agnóstica do além: A Roca do Destino e a promessa de um ciclo interminável de morte e renascimento, como está descrito na República de Platão.

E a Previdência Social?”

‘Os 50tões’ é realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e com apoio master da Copel. O espetáculo estará em cartaz durante o ano de 2019 em diversas cidades do interior do Paraná. 

Oficina

No sábado (28), dia seguinte à apresentação, a comunidade também terá a oportunidade de participar de uma oficina de teatro oficina voltada para todas idades, propiciando o diálogo dos artistas com os participantes, desenvolvendo jogos criativos no intuito de potencializar as habilidades nas áreas da música, dança e interpretação teatral. A ação gratuita acontece no auditório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, com início às 14 horas.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE