Obras nas lagoas de tratamento do Samae são entregues | aRede
PUBLICIDADE

Obras nas lagoas de tratamento do Samae são entregues

Evento fechou a semana de entrega de obras comemorativas aos 196 anos de Jaguariaíva

Entrega foi realizada na última sexta (13), no pátio do Samae
Entrega foi realizada na última sexta (13), no pátio do Samae -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento fechou a semana de entrega de obras comemorativas aos 196 anos de Jaguariaíva

A entrega oficial da obra de readequação e impermeabilização das lagoas de tratamento do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) ocorreu na última sexta (13) no pátio da autarquia. O evento fechou a semana de entrega de obras comemorativas aos 196 anos de Jaguariaíva.

Estiveram presentes o prefeito municipal, José Sloboda, a primeira-dama Cleia, vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex, superintendente estadual da Funasa, Robson Gonçalves, representante do setor de Engenharia da Funasa, Sérgio Silva, diretor-presidente do Samae, Francilei Baitala, secretário de Infraestrutura e Habitação, Reginaldo Cheirubim, vereadores, entre outras autoridades municipais, e funcionários da prefeitura e da autarquia.

Relato da instalação das mantas de impermeabilização nas cinco lagoas foi feita pelo secretário Cheirubim, ex-presidente do Samae. Ele lembrou que o projeto de revitalização foi iniciado pelo saudoso prefeito Otélio Renato Baroni e executado pela atual administração com muito empenho, inclusive com necessidade de reuniões a Brasília para liberação dos recursos.

Além das mantas geossintéticas (PEAD), instaladas para prevenir a contaminação dos aquíferos e rios Jaguariaíva e Capivari, um sistema para evitar a alta concentração subterrânea de biogases foi implantado. Antes todo o lodo removido da estação foi transportado por caminhões até o Aterro Sanitário Municipal. Houve reforma do emissário, ou seja, a troca das tubulações que levam o esgoto tratado até o rio, plantio de grama no entorno, instalação de calhas, utilização de produto para redução de odores, entre outros serviços.  O diretor Francilei Baitala informou que o investimento foi de quase R$4 milhões, sendo R$3,5 milhões oriundos de recursos federais.

O prefeito José Sloboda relatou que através de um trabalho contínuo a área urbana conta hoje com mais de 95% de cobertura com rede de esgoto tratado.  Citou que a autarquia está fazendo um trabalho pioneiro de levar água encanada tratada à população rural, através de instalação de poços artesianos e ampliação da rede, com apoio do Governo do Estado. A vice Alcione parabenizou aos gestores e valorizou o comprometimento da equipe, que fez a autarquia ser bem avaliada e estruturada.

A importância das obras de saneamento feitas, antes de expandir a pavimentação, foi observada pelo secretário Sandro Alex. Ele disse que investimentos em rede de tratamento de esgoto, embora de alto custo e com pouca visibilidade, são fundamentais para que outras estruturas funcionem. Ressaltou o fato da tarifa básica da Samae ser a mais baixa no Paraná, ao mesmo tempo em que a autarquia presta um bom serviço e melhorias.

Os representantes da Funasa, Robson Gonçalves e Sérgio Silva, também valorizaram os resultados do Samae, autarquia para a qual eles afirmaram que a fundação está de portas abertas, a fim de efetivar obras em parceria, patrimônio que fica para a população.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE