Recicla Tibagi recebe representantes da Itaipu Binacional | aRede
PUBLICIDADE

Recicla Tibagi recebe representantes da Itaipu Binacional

Integrantes do projeto Coleta Solidária, desenvolvido pela usina, conferiram o funcionamento do programa

Modelo de compostagem realizado em Tibagi será levado pela equipe para projeto Coleta Solidária
Modelo de compostagem realizado em Tibagi será levado pela equipe para projeto Coleta Solidária -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Integrantes do projeto Coleta Solidária, desenvolvido pela usina, conferiram o funcionamento do programa

O Programa Recicla Tibagi recebeu uma visita especial nesta semana. Integrantes da equipe do projeto Coleta Solidária, da Itaipu Binacional, vieram até o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi (CTC) e puderam conferir de perto todo o processo de reciclagem do lixo, desde a separação, até a compostagem e a produção da estufa de flores.

Antes de irem até o CTC, eles estiveram no Palácio do Diamante com o prefeito Rildo Leonardi e com a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Leri Ribeiro.

O engenheiro agrônomo e técnico do projeto Coleta Solidária, Lorivan Webber, explicou o que motivou a visita em Tibagi. “Tem um programa semelhante na região que a gente apoia, os municípios, catadores, associações e cooperativas. A gente veio conhecer a experiência de vocês, que é bem divulgada, e a gente escuta falar, e falar bem do projeto da reciclagem e principalmente da questão do orgânico e da produção de flores”, diz.

Webber contou ainda que eles planejam apresentar o modelo de compostagem realizado em Tibagi para os municípios atendidos pelo Coleta Solidária. “É um processo mais simplificado, o uso do composto, o que vocês estão fazendo, os campos de futebol, na questão das flores, a cidade, os canteiros. Nesse sentido, levar uma proposta nessa linha e começar com uma ou duas cidades o processo. Fazer uma unidade de referência. Para o início, esse é o processo mais ideal. A gente também tem que voltar com uma boa ideia de como fazer educação ambiental, como é o processo de separação, fazer esse trabalho de nas escolas, na comunidade, nos municípios, na população como um todo, para que haja uma separação correta”, conclui.

A pedagoga do Coleta Solidária, Leilane Soares, também gostou bastante do programa adotado pelo município. “Em primeiro lugar a gente já tem uma excelente impressão do município, muito organizado. E realmente, a gente vê que o projeto da coleta seletiva, da compostagem, junto com a participação dos catadores é algo que realmente é efetivo, de qualidade, que tem acontecido de uma forma muito constante e que realmente agrega valor e amplia o tempo de uso do aterro sanitário. Então é uma prática que a gente acredita muito, a gente que é do projeto lá da Itaipu, do Coleta Solidária. E o município está de parabéns pelas práticas”, fala.

A visitação é aberta para todos, no entanto só pode ser feita em grupo. Interessados podem organizar grupos e agendar uma data com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (42) 3916-2151.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE