Comunidade se encanta com resgate histórico | aRede
PUBLICIDADE

Comunidade se encanta com resgate histórico

200 crianças participaram das Rodas de Conversa. O município envolveu idosos do Lar Acelino para a contação

VÍDEO
| Autor: Divulgação

200 crianças participaram das Rodas de Conversa. O município envolveu idosos do Lar Acelino para a contação

As lendas do ‘Galo de Ouro’ e de ‘Zeca Paula’ foram as escolhidas do município de Palmeira para fazer parte do projeto ‘Contos e Lendas’ realizado pelo setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Para participar do projeto cada município realizou rodas de conversas intergeracionais. “A ideia foi que os idosos contassem suas histórias para as crianças. Aquelas histórias antigas passadas de gerações para gerações, e que hoje em dia estão se perdendo”, explica o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho.

Em Palmeira foram sete as Rodas de Conversa. “Envolvemos 200 crianças e 10 contadores de histórias”, relata o secretário contando que os encontros ocorreram em diversas comunidades. Crianças da Escola Integrada, do Colégio Sagrada Família e do Colégio Amadeu Mario Margraf participaram das Rodas, e Idosos do Lar Acelino foram convidados para contar seus causos. “Foram momentos muito emocionantes. Uma troca de experiências entre as gerações”, conta Waldir. Uma das Rodas foi realizada em Campestre de Vieiras, localidade onde ocorreu a lenda do Galo de Ouro.

O Galo de Ouro, conforme conta Lineu Borges Seixas, com seus 72 anos costumava aparecer na localidade de Campestre de Vieiras, em Palmeira. “As pessoas ouviam o galo, que pousava em cima de uma pedra. Mas somente a noite”, relata. O fato intrigava os moradores de lá, até que um dia um senhor foi tirar a história a limpo. “Ele ficou de tocaia esperando o galo, com uma espingarda. E a hora que viu o galo atirou”, recorda seu Lineu. Mas depois disso o homem nunca mais foi o mesmo e o galo não mais apareceu por lá.

Esta história intrigou os alunos que a escutaram, e foi por isso que a pequena Alany Ripka pediu que fosse esta a ser demonstrada na TV. A lenda de Palmeira foi a primeira a ir ao ar no programa Tribuna da Massa, que está acompanhando os causos dos municípios. Elas podem ser conferidas aos sábados, a partir das 12h30.

Para o secretário de Cultura, a experiência no município de Palmeira foi super positiva. “Principalmente porque boa parte da cultura de nosso povo vem da boca de nossa gente”, avalia. “Com estes encontros coseguimos amarrar as gerações. As histórias contadas pelos vovôs e vovós para as crianças que nunca as tinham ouvido”, exulta.

Além das lendas resgatadas para o projeto, surgiram diversas histórias durante os encontros realizados. “Conseguimos reavivar a cultura do município. Trazer a tona a tão rica cultura oral de nosso povo”, comemora Joanassi, já antecipando que o município deve continuar com este resgate. “Pretendemos estender além do projeto, vamos continuar contando histórias de maneira intergeracional”, finaliza.

Zeca Paula

A lenda do Zeca Paula é outra bem famosa em Palmeira. Os idosos costumam se lembrar do túmulo que ficou anos para fora do cemitério. “Mas essa história será conferida no livro que a AMCG Cultura irá lançar”, antecipa a diretora da AMCG Katiane Pires Ferancini. Cada município contará com um livro ilustrado para a lenda escolhida. “Lançaremos um Box nos próximos meses”, finaliza a diretora.

Confira no youtube da AMCG a reportagem que conta a Lenda do Galo de Ouro

https://www.youtube.com/watch?v=pXLUOIyG5qE

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE