Tibagi comemora 10 anos do programa de reciclagem | aRede
PUBLICIDADE

Tibagi comemora 10 anos do programa de reciclagem

Programa é referência nacional no tratamento de resíduos sólidos

Imagem ilustrativa da imagem Tibagi comemora 10 anos do programa de reciclagem
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Programa é referência nacional no tratamento de resíduos sólidos

No dia 29 de maio de 2009 nascia oficialmente o programa Recicla Tibagi, que inovou e revolucionou a forma da separação de resíduos do município e fez Tibagi ser conhecida e respeitada naturalmente em toda a região e até fora do estado. O programa chega aos 10 anos como principal fonte de renda dos integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), que hoje são responsáveis pela varrição, coleta e centro de triagem.

Na sede do programa a comemoração foi especial, com direito a bolo e salgadinho. A festa contou com a presença do prefeito Rildo Leonardi, da vice-prefeita Helynez Santos Ribas, do secretário municipal de Meio Ambiente, Robert Santos, os vereadores João Paulo Ribas e Elizeu Cortez, o ex-prefeito Sinval Silva e mais gerentes e secretários do executivo.

O Recicla Tibagi comemora uma década com uma série de investimentos, como a construção do piso no Centro de Triagem e Compostagem (CTC), a aquisição de novos equipamentos que melhoram o trabalho dos associados da Acamarti, um caminhão novo adquirido em parceria com o Instituto das Águas e a Coleta Seletiva que agora opera em todo o município, uma vez por semana na sede e a cada quinze dias nos distritos.

O prefeito Rildo Leonardi participou da criação do programa em 2009 e aponta todo o seu orgulho em ver o Recicla Tibagi comemorar 10 anos. “Eu vi nascer este programa, trabalhava com o ex-prefeito Sinval Silva e todos que ajudaram na criação do programa. A gente tem trabalhado junto com a associação para levar a informação para as escolas, que o resíduo reciclável aqui é renda para 85 famílias. Não se admite mais, em pleno 2019, que as pessoas misturem seu lixo com cacos de vidro e agulhas. Fizemos novos investimentos que ajudam a associação a melhorar a sua renda”, disse.

Para a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, o trabalho realizado no Recicla Tibagi é um dos mais importantes para o município. “Só tenho a agradecer o Recicla Tibagi que há 10 anos realiza este importante trabalho para a população tibagiana. Esse programa que inicia com a varrição, coleta, separação e compostagem e que depois se transforma em flores que embelezam a cidade. Eu agradeço a todos da Acamarti, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente que vem fazendo um trabalho em conjunto e a todos os funcionários da Prefeitura que estão participando de alguma forma na coleta de resíduos no município”, afirma.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Robert Santos, contou um pouco dos planos da secretaria para o futuro do programa. “A secretaria procura melhorar a cada dia o ambiente de trabalho para o pessoal e eles, com um ambiente melhor de trabalho, vão produzir mais e ganhar mais. Então vamos incentivar a melhorar cada vez mais. Graças a parceria com a Prefeitura o programa está conseguindo se manter”, falou.

O presidente da Acamarti, Ademir Amancio Rodrigues, está associado há dois anos e detalha que nesse período já foi possível observar as melhorias no local. “Estou assumindo há um mês e está sendo ótimo. A turma está cooperando com a gente, e estamos vendo a produção saindo, o rendimento. Nossa oportunidade é melhorar ainda mais. Em breve queremos contratar mais pessoas para trabalharem aqui e termos um pouco mais de rendimento”, aponta.

A consultora administrativa da Acamarti, Lilian Prado, frisa que com a chegada dos novos equipamentos as mudanças foram positivas. “O que a gente percebe de melhoria, sem dúvida nenhuma, é a parte estrutural que melhorou muito. A gente precisa adequar algumas coisas ainda, mas já melhorou bastante. A aquisição de equipamentos, através da Prefeitura, Instituto das Águas, melhorou bastante. A produção tem aumentado e com essas e acredito que com essas adequações só tem a melhorar”, disse.

PrêmiosAo longo de sua história o Recicla Tibagi já recebeu alguns prêmios. Em 2009 foi premiado pelo Instituto Ambiental do Paraná, em 2010, teve o Troféu Roteiros do Brasil, entregue pelo Ministério do Turismo, em 2011 o de Eco-Cidade, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e em 2012 recebeu o prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, em 2017 foi reconhecido pela Confederação Nacional dos Municípios e em 2017 conquistou o selo bronze do prêmio MPT Pró-Catador. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tibagi

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE