Cooperativistas da Castrolanda participam do Cooperlíder | aRede
PUBLICIDADE

Cooperativistas da Castrolanda participam do Cooperlíder

Evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos da Agrária, em Entre Rios, e contou com cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas

Cooperlíder Feminino foi realizado no Centro de Eventos da Cooperativa Agrária, em Entre Rios.
Cooperlíder Feminino foi realizado no Centro de Eventos da Cooperativa Agrária, em Entre Rios. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos da Agrária, em Entre Rios, e contou com cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas


As mulheres representam 34% do quadro de associados e 37% do quadro funcional nas cooperativas do Paraná. Os dados são de 2021 e foram apresentados na abertura da edição de 2022 do Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas, o Cooperlíder Feminino, organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), e que teve entre as participantes as mulheres cooperativistas da Castrolanda. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos da Agrária, em Entre Rios, e contou com cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas.

O Cooperlíder Feminino desse ano teve como tema ‘Mulher, Força e Leveza’. Na manhã do primeiro dia, após a abertura oficial pela organização e a apresentação do Núcleo Feminino da Agrária, os destaques foram o protagonismo da mulher e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, que foi debatido em um painel. Na sequência, a investigadora na Polícia Civil do Paraná, lotada há 10 anos na 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Rosana Botelho, falou sobre segurança na área rural.

No início e no fim da tarde, as mulheres participaram de atividades de cooperação conduzidas por Fábio Brotto, cofundador do Projeto Cooperação e pioneiro no Brasil em jogos cooperativos. Entre as atividades, Luciana Lacerda e Ana Paula Cenci palestraram sobre educação política e conduziram uma oficina sobre o tema.

O segundo dia iniciou com a apresentação de cases dos núcleos femininos de cooperativas paranaenses. O talk show de encerramento foi ministrado por Tamara Klink, filha do navegador Almir Klink, que relatou a sua experiência na Travessia do Atlântico, quando se tornou a brasileira mais jovem a realizar o feito sozinha.


As mulheres cooperativistas da Castrolanda

Representando a Castrolanda, participaram do evento a Coordenadora e a Tesoureira da Comissão Mulher Cooperativista, Debora Noordegraaf e Thaina Sleutjes, as esposas de cooperados, Maria Benke, Marília Kremer, Marcia Esquelbeck e Silvana Sutil e a Supervisora e as Assistentes de Cooperativismo, Ananda Chuproski, Cristiane Miri e Emanuelly da Silva.

Ananda explica que a Castrolanda fomenta a participação das mulheres na Cooperativa por meio de atividades organizadas pela Comissão Mulher Cooperativista. “Incentivamos a participação das lideranças femininas nos comitês setoriais, nas próprias comissões e no Conselho de Administração, além de proporcionar encontros, como o Cooperlíder Feminino, treinamentos, imersões em cooperativismo e toda a parte de desenvolvimento da mulher na propriedade e na Cooperativa”.

Para Debora, que já participou de outras edições do Cooperlíder, cada evento traz um novo ensinamento para as mulheres cooperativas. “Esse ano a gente teve colegas novas participando com a gente. Quanto mais você participa de eventos, é mais conhecimento, agrega valor para você, para sua família, para a propriedade. Esses dois dias foram incríveis, tivemos um tema que até então não tinha sido abordado no evento: a política. Eu achei muito interessante, porque aprendemos a ter um outro olhar a respeito da política, além de termos palestras muito grandiosas e podermos reencontrar amigas de outras cooperativas”.


As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE