Apenas 15% dos produtores atualizaram seu rebanho | aRede
PUBLICIDADE

Apenas 15% dos produtores atualizaram seu rebanho

Quem cria animais com fins comerciais precisa fazer cadastro até 30 de novembro

Imagem ilustrativa da imagem Apenas 15% dos produtores  atualizaram seu rebanho
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quem cria animais com fins comerciais precisa fazer cadastro até 30 de novembro

A apenas 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Dos 244,5 mil produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36,8 mil já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total. Ainda falta um total de 207,6 mil (85%) pecuaristas. A Federação da Agricultura do Estado do Paraná alerta que a pena para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa.

As regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, onde 24,2% dos produtores já cumpriram com suas obrigações; Guarapuava, com 20%; e Francisco Beltrão, com 19,7%. Já a seção de Londrina tem o pior desempenho, com apenas 9,6% dos produtores em dia com o cadastro; seguida por Campo Mourão, com 10,7%; e Curitiba, com 10,9%. Os dados são da Adapar e foram atualizados no dia 19 de novembro.

O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês (30). O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado. Isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal (GTA). O trâmite é gratuito e pode ser feito tanto pelo site da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) ou pessoalmente (veja abaixo, em Serviço).

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra febre aftosa.

Serviço

A atualização do rebanho pode ser feita pelo site: http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Também é possível fazer o procedimento pessoalmente em uma unidade local da Adapar, em um escritório de atendimento municipal autorizado ou em um sindicato rural autorizado.



Com informações da FAEP

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE